PORTARIA Nº 220/GR/UFFS/2013

INSTITUI O III JUFFS - JOGOS UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

O REITOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, resolve:
 
Art. 1º  INSTITUIR os III Jogos Universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul (III JUFFS).
 
Art. 2º  Os III JUFFS tem por finalidade essencial congregar os estudantes de todos os cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul, incentivando a prática de atividades físicas e desportivas, além de promover a integração entre os cursos e campi da UFFS. Os III JUFFS caracterizam-se também como uma atividade proposta para atender às políticas previstas no DECRETO Nº 7.234, DE 19 DE JULHO DE 2010 que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES.
 
Art. 3º  A organização dos III JUFFS se dará da seguinte forma:
I -  1 (uma) Comissão Organizadora composta por membros da comunidade acadêmica da UFFS e das entidades parceiras neste evento para tratar da organização logística e das modalidades;
II -  1 (uma) Comissão de Arbitragem composta da liga de arbitragem contratada pela UFFS, para tratar das formas de jogos e dos aspectos técnicos envolvidos;
III -  As modalidades coletivas que integram os III JUFFS serão organizadas em cada campus pelos bolsistas do programa Bolsa Esporte;
IV -  Os III JUFFS serão promovidos pela SEAE e poderão receber o apoio de entidades governamentais e não-governamentais do município e do estado em que os jogos serão realizados.
 
Art. 4º  É de competência de todos que participam da organização interpretar o regulamento constante no Anexo I, zelar por sua execução e resolver os casos omissos.
 
Art. 5º  Para todos os fins, os acadêmicos que participam dos III JUFFS serão conhecedores das regras oficiais dos jogos, do regulamento geral, bem como da legislação esportiva vigente no país.
 
Art. 6º  Os III JUFFS ocorrerão de 05 a 08 de outubro de 2013 no município de Realeza-PR e reunirão os campi da UFFS.
Parágrafo único. Os acadêmicos que participarem dos III JUFFS receberão transporte de seus campi de origem, serão devidamente alojados e receberão alimentação diária a cargo da UFFS.
 
Art. 6º  Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.
 
ANEXO I
 
REGULAMENTO DOS III JUFFS - JOGOS UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
 
Art. 1º  Este regulamento é o conjunto de disposições que regem as modalidades dos III JUFFS - Jogos Universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul.
 
Art. 2º  Os III JUFFS ocorrerão de 05 a 08 de outubro de 2013 no município de Realeza-PR e reunirão os campi da UFFS.
 
Art. 3º  Os III JUFFS possuem as seguintes modalidades esportivas:
MODALIDADES
GÊNEROS
ATLETISMO
Feminino
Masculino
BASQUETEBOL
Feminino
Masculino
CORRIDA RÚSTICA
Feminino
Masculino
CICLISMO
Feminino
Masculino
FUTSAL
Feminino
Masculino
FUTEBOL DE CAMPO
Masculino
FUTEBOL DIGITAL E VIRTUAL
Misto
FUTEBOL 7 SOCIETY
Feminino
HANDEBOL
Feminino
Masculino
VOLEIBOL
Feminino
Masculino
VOLEIBOL DE AREIA
Feminino
Masculino
TÊNIS DE MESA
Feminino
Masculino
XADREZ
Feminino
Masculino
 
Art. 4º  Os esportes que compõe a modalidade Atletismo são:
I -  Corridas de Curta Distância ou de Velocidade: 100m; 200m e 400m;
II -  Corridas de Média Distância ou Meio Fundo: 800m e 1500m;
III -  Corrida de Revezamento: 4x100m;
III -  Salto Horizontal: Salto em Distância e Salto Triplo.
 
Art. 5º  Participam dos III JUFFS acadêmicos matriculados nos cursos de graduação, representando seus respectivos campi da UFFS.
 
Art. 6º  A organização das equipes nos esportes coletivos fica a cargo dos bolsistas do programa Bolsa Esporte em sua respectiva modalidade em cada campus .
Parágrafo único. Compõem o conjunto de esportes coletivos as seguintes modalidades: Basquetebol; Futsal; Futebol de Campo; Futebol 7 Society; Handebol; Voleibol; Voleibol de Praia.
 
Art. 7º  Nas modalidades coletivas, cada esporte contará com 05 equipes de cada gênero.
§ 1º  Nas modalidades Atletismo, Ciclismo, Corrida Rústica, Futebol Digital e Virtual, Tênis de Mesa e Xadrez os atletas representarão seus respectivos campi individualmente.
§ 2º  Na modalidade Voleibol de Areia os atletas representarão seus respectivos campi em duplas do gênero feminino e masculino sendo que no ato da inscrição o nome do parceiro de dupla deverá ser informado.
§ 3º  Na modalidade Futebol de Campo haverá jogos apenas entre equipes do gênero masculino.
§ 4º  Na modalidade Futebol 7 Society haverá jogos apenas entre equipes do gênero feminino.
§ 5º  Na modalidade ciclismo, a UFFS disponibilizará as bicicletas, sendo de responsabilidade dos participantes a aquisição dos itens de segurança para a realização da prova.
§ 5º  Os acadêmicos inscritos nas modalidades do III JUFFS, também poderão participar da Corrida Rústica.
 
Art. 8º  Cada equipe será composta por estudantes matriculados nos cursos de graduação dos respectivos campi de acordo com a seguinte disposição:
I -  1 (uma) equipe representando o campus de Cerro Largo;
II -  1 (uma) equipe representando o campus de Chapecó;
III -  1 (uma) equipe representando o campus de Erechim;
IV -  1 (uma) equipe representando o campus de Laranjeiras do Sul;
V -  1 (uma) equipe representando o campus de Realeza.
 
Art. 9º  Cada modalidade terá um regulamento específico que será divulgado posteriormente.
 
Art. 10  A modalidade de Futebol Digital e Virtual consiste em jogos eletrônicos de futebol a serem realizados com o videogame Playstation 3 (PS3 ) e o jogo a ser utilizado será o Pro Evolution Soccer (PES2013) e de acordo com regras da Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual -
CBFDV.
Das Inscrições
 
Art. 11  As inscrições dos acadêmicos deverão ser feitas individualmente preenchendo-se o formulário de inscrição online a ser disponibilizado na página da Secretaria Especial de Assuntos Estudantis, no site da UFFS.
§ 1º  Nas modalidades coletivas as inscrições serão homologadas pelos bolsistas do programa Bolsa Esporte em sua respectiva modalidade em cada campus .
§ 3º  O período de inscrição em todas as modalidades é de 12 a 26 de maio de 2013.
§ 4º  Nas modalidades coletivas, a substituição dos acadêmicos poderá ser realizada somente pelo bolsista do programa Bolsa Esporte, responsável pela modalidade, no ato da homologação da inscrição da equipe que ocorrerá de 16 a 20 de setembro de 2013, mediante procedimento a ser informado pela SEAE aos bolsistas.
§ 5º  O bolsista do programa Bolsa Esporte será o representante de sua equipe para todos os efeitos junto à Comissão Organizadora e à Comissão de Arbitragem.
 
Art. 12  Nenhum acadêmico poderá participar das competições sem ter realizado a inscrição, bem como sua inscrição ter sido homologada.
 
Art. 13  Os acadêmicos poderão se inscrever na modalidade Corrida Rústica e em mais 01 (uma) modalidade esportiva.
 
Art. 14  Se comprovada alguma forma de irregularidade na inscrição, a equipe estará sob pena de eliminação dos jogos, na respectiva modalidade.
 
Art. 15  Nas modalidades Individuais, se houver mais inscritos que o número de vagas permitidas por campus , os bolsistas do Programa Bolsa Esporte e/ou Programa Bolsa Atleta responsáveis pela modalidade do respectivo campus deverá estabelecer critérios de seleção em conjunto com a SEAE para definir, divulgar aos interessados e aplicar o método de escolha dos participantes.
 
Art. 16  Nas modalidades de Futebol Digital e Virtual e Voleibol de Areia, se houver mais inscritos que o número de vagas permitidas por campus , ficará a cargo da Comissão Organizadora definir, divulgar aos interessados e aplicar o método de escolha dos participantes.
 
Art. 17  O acadêmico inscrito no III JUFFS deverá procurar o SAE de seu respectivo campus para comunicar qualquer imprevisto que o impeça de participar nos jogos.
Parágrafo único. O acadêmico que não justificar sua ausência ficará impedido de participar das futuras edições dos Jogos Universitários da UFFS.
 
Art. 18  Em cada modalidade, o número máximo de participantes por modalidade em cada campus será de:
MODALIDADES
FEMININO
MASCULINO
MISTO
ATLETISMO
Min. 04 - Máx. 07
Min. 04 - Máx. 07
-
BASQUETEBOL
10
10
-
CORRIDA RÚSTICA*
15
15
 
CICLISMO
04
04
-
FUTSAL
12
12
-
FUTEBOL DE CAMPO
-
18
-
FUTEBOL DIGITAL E VIRTUAL
-
-
10
FUTEBOL 7 SOCIETY
15
-
-
HANDEBOL
12
12
 
VOLEIBOL
12
12
 
VOLEIBOL DE PRAIA
5 duplas
5 duplas
 
TÊNIS DE MESA
12
12
 
XADREZ
14
14
 
O acadêmico poderá se inscrever individualmente para a Corrida Rústica e participar apenas desta modalidade, no entanto, todos os inscritos para as demais modalidades poderão, se desejarem, participar da Corrida Rústica, inclusive com direito a serem classificados no resultado final da prova. O número máximo de atletas por campi descrito acima implica apenas para aqueles que se inscreverão somente para a Corrida Rústica.
Dos Uniformes
 
Art. 19  Durante a realização das partidas coletivas, cada equipe e competidor deverá utilizar os uniformes que serão oferecidos pela SEAE.
§ 1º  A não utilização dos uniformes da UFFS acarretará em W.O. à equipe.
§ 2º  Cada campus será identificado pelas seguintes cores:
I -  Cerro Largo: Amarelo;
II -  Chapecó: Vermelho;
III -  Erechim: Verde;
IV -  Laranjeiras do Sul: Azul;
V -  Realeza: Preto.
Da Divulgação
 
Art. 20  A comunicação dos III JUFFS poderá ocorrer através de cartazes, panfletos, faixas, rádio, TV, w ebsite e outras mídias.
 
Art. 21  Durante a realização dos jogos, os bolsistas do programa Bolsa Esporte deverão comparecer diariamente na sede da Comissão Organizadora dos jogos, a fim de receber o seu boletim informativo e manter-se ciente de possíveis alterações.
Da Arbitragem
 
Art. 22  Os árbitros serão contratos junto às ligas de arbitragem devidamente registradas em suas respectivas confederações.
Da Realização dos Jogos
 
Art. 23  Os jogos têm início no horário fixado pela Comissão de Arbitragem e comunicado às equipes através de boletins informativos, tendo uma tolerância de 15 (quinze) minutos a contar do horário marcado para o início da partida. O não comparecimento até o limite da tolerância caracterizará W.O.
§ 1º  : Quando caracterizado W.O, o critério de saldo de gols será desconsiderado.
§ 2º  : A equipe ausente será desclassificada da modalidade.
 
Art. 24  O abandono de partida por questões técnicas, a critério da arbitragem, resultará na vitória do oponente e o saldo de gols será desconsiderado.
 
Art. 25  Em caso de abandono da partida sem motivos técnicos, a critério da arbitragem, a equipe envolvida sofrerá as sanções previstas no § 2º do art. 23 deste regulamento.
 
Art. 26  É vetada a transferência de jogos com exceção de motivos de alta relevância, a critério da Comissão de Arbitragem.
.
 
Art. 27  As equipes devem apontar irregularidades desde que devidamente comprovadas e por escrito, e que não sejam do conhecimento da Comissão de Arbitragem, até 2 horas após a realização da partida.
 
Art. 28  A classificação será por modalidade e por campi , com as respectivas premiações para os vencedores dos jogos.
 
Art. 29  As modalidades serão organizadas de acordo com suas regras específicas, obedecendo a classificação final dos III JUFFS:
a) 1º Lugar (Troféu e medalhas)
b) 2º Lugar (Troféu e medalhas)
 
Art. 30  Para efeito de pontuação geral, os campi serão classificados quanto às premiações alcançadas em cada modalidade:
PONTUAÇÃO GERAL
MODALIDADES
1º LUGAR
2º LUGAR
COLETIVAS
9 pontos
5 pontos
INDIVIDUAIS (Ciclismo, Xadrez, Tênis de Mesa, Corrida Rústica, Futebol digital e virtual)
5 pontos
3 pontos
INDIVIDUAL (Atletismo, em cada modalidade)
 3 pontos
1 ponto
 
§ 1º  Será considerado campeão geral dos jogos o campus que alcançar o maior número de pontos. Para critério de desempate será considerado o maior número de primeiros lugares nas competições. Persistindo o empate será considerado campeão o campus cujas equipes obtiverem o melhor desempenho em termos de fair play .
§ 2º  O campus consagrado campeão dos III JUFFS será premiado com um troféu pela Comissão Organizadora e órgãos de apoio.
Da Forma dos Jogos e da Tabela
 
Art. 31  A forma dos jogos será de acordo com o número de equipes/atletas participantes em cada modalidade após o término das inscrições, e será divulgado pela Comissão Organizadora na página da SEAE, no site da UFFS.
Das Infrações e Penalidades
 
Art. 32  Qualquer invasão de área que resulte em agressão aos árbitros, representantes oficiais de mesa, por parte dos atletas, será analisada e julgada pela Comissão de Arbitragem.
 
Art. 33  O acadêmico expulso será levado a julgamento pela Comissão de Arbitragem antes da rodada seguinte na modalidade do ocorrido. O mesmo para o atleta desqualificado, citado em súmula ou relatório anexo. O artigo é válido por modalidades vistas separadamente.
 
Art. 34  A equipe que obtiver inscrição mediante fraude ou má-fé, terá a condição de participante cancelada com sua eliminação.
Parágrafo único. Comprovada a fraude ou a má-fé, o agente será proibido de participar de qualquer edição futura dos jogos.
 
Art. 35  A premiação dos vencedores será realizada no dia 08 de outubro de 2013 em atividade solene a ser divulgada pela Comissão Organizadora.
 
Art. 36  Casos de comportamento inapropriado por parte dos participantes serão analisados e julgados pela Comissão Organizadora e pela Comissão de Arbitragem, estando o acadêmico sujeito a apuração da responsabilidade civil, administrativa e/ou criminal, observada a legislação pertinente.
 
Art. 37  Casos de hostilidade por parte de torcedores contra a arbitragem ou contra a equipe ou torcida de outro campus , se registrada em súmula ou identificada e comprovada pela Comissão de Arbitragem, resultará na perda de 10 pontos na pontuação geral do campus em cada caso confirmado.
Das Disposições Finais
 
Art. 38  Casos omissos serão avaliados pela Comissão Organizadora.
 

Data do ato: Chapecó-SC, 14 de março de 2013.
Data de publicação: 26 de setembro de 2016.

Jaime Giolo
Reitor pro tempore da UFFS

Documento Histórico

PORTARIA Nº 220/GR/UFFS/2013