Inteligência Artificial no meio acadêmico é debatida na Semana Acadêmica Integrada da UFFS - Campus Cerro Largo
A convidada Daiana Campani provocou reflexões sobre a utilização no meio acadêmico

Publicado em: 21 de junho de 2024 10h06min / Atualizado em: 21 de junho de 2024 10h06min

A palestra da doutora em Linguística Aplicada, Daiana Campani, sobre inteligência artificial na escrita acadêmica encerrou a I Semana Acadêmica Integrada do Campus de Cerro Largo. A palestra, que teve como mediador o professor Demétrio Alves Paz, Coordenador do Curso de Letras Português e Espanhol, tratou de como o uso de ferramentas digitais, de modo ético, é benéfico para o avanço da ciência em todas as áreas. Com o advento do ChatGPT ao final de 2022 e ampla divulgação e utilização da inteligência artificial no Brasil a partir de 2023, a pergunta que surge é qual o impacto da IA na sociedade? Daiana provocou o público com uma charge publicada no Jornal Leia notícias, fazendo um paralelo com o meteoro que extinguiu os dinossauros, seria a IA capaz de nos extinguir? E, no meio acadêmico, quais são os impactos dessa ferramenta de IA para a escrita?

Daiana ressaltou que “no campo da educação, as relações não serão mais somente entre causas e efeitos, mas interações entre humanos e não humano” e também que a tecnologia digital não é boa nem má, “tampouco é neutra, pois não se trata apenas de avaliar os impactos, mas também de compreender as mudanças, inovações, assim como o mútuo engendramento que pode ser potencializado no campo da educação e da escrita, visto que as tecnologias são um produto humano.” Da mesma forma, a palestrante abordou os conceitos básicos de IA, Machine Learning (aprendizado de máquina) e Gegnerative Pre-trained Transformer – GPT.

Há diversas formas produtivas de se usar a IA, tais como: na área da saúde para identificar doenças, para tradução de textos simultaneamente, resolução de problemas complexos com muitas variáveis, como os ambientais, em que a IA detecta padrões e propõe soluções, como mínimo de intervenção humana possível. Além das potencialidades da ferramenta, Daiana apresentou também desafios ao utilizá-la, pois ainda não existe legislação que trate do tema, apenas diretrizes da UNESCO. “Há muitas questões éticas a serem pensadas sobre a IA. Dentre elas, por exemplo, repensar as disciplinas de metodologias de pesquisa e diretrizes para os pareceristas de revistas científicas, como mencionar nos projetos de pesquisa e na produção de textos acadêmicos, que a IA foi utilizada. Essas e outras questões são dilemas que precisam ser analisadas, porque já fazem parte do nosso cotidiano. Cabe a nós, professores, pesquisadores, estudantes e a sociedade em geral aprendermos não somente a usar a IA, mas a utilizá-la de forma ética e segura”, frisou.

Daiana Campani é Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS. É professora do curso de Letras nas Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT e da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Integra o Grupo de Pesquisa Comunicação em Ciência e Estudos Linguísticos Tecnodiscursivos do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, da UNISINOS. Ela dedica-se a pesquisar a divulgação da ciência em textos nativos digitais, sendo também editora da revista de popularização da ciência Liberato Científica, na Fundação Liberato.

A palestra foi uma das muitas atividades desenvolvidas durante a I Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Graduação do Campus Cerro Largo, que contou com a participação dos cursos de Licenciaturas em: Química, Física, Ciências Biológicas, Matemática, Letras e Pedagogia e dos Cursos de Bacharelado em: Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária.

Galeria de Imagens: