“A UFFS é nossa”: saiba como funciona a limpeza, conservação e outros serviços do Campus
Na segunda matéria, a campanha “A UFFS é nossa” vai buscar mostrar alguns detalhes de serviços executados no Campus Chapecó

Publicado em: 06 de outubro de 2017 10h10min / Atualizado em: 06 de outubro de 2017 13h10min

Se aquela máxima de que “para valorizar é preciso conhecer” ainda é válida, a campanha “A UFFS é nossa” vai buscar mostrar alguns detalhes que podem mudar a concepção de muitos a respeito dos serviços de limpeza, conservação, jardinagem, elétricos, braçais e de motoristas.

Nos 96,1 hectares da UFFS – Campus Chapecó e em 29.062,20 metros quadrados de área construída na UFFS – Campus Chapecó (não estão computados o Bloco C e o barracão da Coordenação Adjunta de Áreas Experimentais – CAAEX) há muito banheiro para limpar, muita grama para cortar, muita rede para dar manutenção e muito trabalho que a maioria nem vê. Para dar conta de tudo, atuam 24 terceirizados com 44 horas de trabalho semanal cada um. Até o início desse mês, apenas 13 serventes atuam na limpeza e conservação dos espaços. Mas, de acordo com a avaliação positiva da PROAD, o aditivo de mais quatro postos de serventes garantirá que até o final deste mês o Campus tenha 17 serventes de limpeza. Além disso, há dois motoristas, dois jardineiros, dois serviços gerais, dois oficiais de manutenção predial, um eletricista, um serviço braçal e uma supervisora.

Na limpeza, uma servente fica responsável pelo Bloco dos Professores. Duas atuam nas salas de aula, auditório e áreas comuns do Bloco A, e outras duas nos mesmos locais do Bloco B. Mais duas limpam os banheiros dos Blocos dos Professores, A e B. Ficam responsáveis pelo Bloco da Biblioteca (salas dos servidores, SETI, Biblioteca e jardim), três trabalhadoras, sendo que uma delas cuida especificamente dos banheiros e das copas. Outras duas limpam os espaços dos quatro blocos dos laboratórios. E uma servente faz um horário diferenciado – das 12h às 21h48 – para dar uma manutenção no serviço feito pelas demais, que atuam das 5h às 14h48. É de responsabilidade dessa última, também, a reposição de papéis nos banheiros e a limpeza da Secretaria Acadêmica e do Setor de Assuntos Estudantis (SAE), que recebem muito público diariamente.

Conforme a assistente em administração e fiscal de contrato dos terceirizados da UFFS – Campus Chapecó, lotada na  Assessoria de Gestão, Administração e Serviços da Coordenação Administrativa, Daiane Lemes Pereira, um breve levantamento indica que o Campus Chapecó tem aproximadamente 280 salas e espaços compartimentados, quatro auditórios e 80 banheiros a serem limpos pelas serventes.

Mas não são só elas que têm muito trabalho: os jardineiros se encarregam do asseio e da preservação das áreas externas. Como há muita grama em vários pontos do Campus, o corte é um trabalho que não para: quando “acaba” toda a área coberta de grama, a parte por onde iniciou o corte já cresceu. No verão, que, aliás, se aproxima, a grama cresce ainda mais rapidamente. Também é de responsabilidade dos jardineiros a limpeza externa do Campus, o recolhimento e a separação do lixo e a contribuição nas áreas experimentais – como o plantio de mudas, por exemplo.

O serviço braçal atua diretamente no barracão das áreas experimentais. O trabalho é desenvolvido todo lá, em parceria com os técnicos agrícolas e agrônomo do Campus.

Já os motoristas possuem agendas de malote entre Campus Chapecó e Reitoria, além das diversas viagens agendadas com o Setor de Transporte. Um dos motoristas também é tratorista e atua nas áreas experimentais sempre que solicitado. Os serviços gerais auxiliam em diversas atividades, e a supervisora atua no acompanhamento do desenvolvimento das atividades de todos os postos, bem como dá suporte administrativo, sendo uma das mediações entre a Instituição e a empresa.

Atualmente a empresa atuante na UFFS é a curitibana Intersept LTDA (desde 2016). Antes, outra empresa, vencedora do Pregão Eletrônico, prestava os serviços. Como, segundo Daiana, a empresa deixava a desejar em vários aspectos, principalmente nos direitos dos funcionários, o contrato foi cancelado e a segunda colocada foi chamada para assumir.

Se tudo seguir bem, o contrato 025/2016 poderá ser prorrogado por mais 30 meses a partir de agosto de 2018, quando encerram-se os 30 primeiros meses. Para as avaliações, uma reunião mensal é feita com todos os campi. São apontados, nesses momentos, os problemas gerais e os específicos, para, então, serem buscadas as soluções.

Além de Daiane, que fica com a parte de limpeza, com a supervisora e com a fiscalização da documentação, pagamentos, e outras tarefas, atuam com os terceirizados os seguintes setores: Assessoria de Infraestrutura e Gestão Ambiental ( jardinagem, oficial de manutenção predial e eletricista), Assessoria de Logística e Suprimentos (serviços gerais), Setor de Transporte (motoristas), Coordenação Adjunta de Áreas Experimentais (serviço braçal). A gestora do contrato é a servidora Fernanda Peretti, que trabalha na Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura.