“Agricultura alternativa” será um dos assuntos tratados por filósofo belga em palestra
Evento acontece na terça-feira (5), pela manhã

Publicado em: 01 de setembro de 2017 16h09min / Atualizado em: 01 de setembro de 2017 16h09min

O filósofo belga Luc Vankrunkelsven fará uma palestra na UFFS – Campus Chapecó na terça-feira (5), às 9h, no auditório do Bloco B. Convidado pela Fetraf, ele abordará, no evento, a temática “Do algodão, locomotiva do capital, ao oásis de agricultura alternativa, sustentável”. Todos estão convidados, já que Luc, além dos assuntos principais, também universaliza o debate para a sustentabilidade e os cuidados com o planeta.

O objetivo é oportunizar o intercâmbio de saberes e a ampliação de horizontes sobre os cenários da agricultura – na Europa e no Brasil. Luc também falará sobre commodities e capital, enfocando a força econômica e a destruição dos recursos naturais do planeta.

O convidado é fundador da Wervel, uma ONG crítica à transformação dos alimentos em commodities e à comercialização internacional de soja.

O professor Alexandre Maurício Matiello intermediou a vinda do palestrante à UFFS junto à Fetraf.

Saiba mais sobre as pesquisas de Luc

- Questões como a biodiversidade e interdependência entre a destruição do cerrado brasileiro (soja para ração animal em direção de Europa e China) e o modelo de agricultura europeia baseado no consumo predatório de proteínas animais.

- A luta dos agricultores familiares do Centro-Oeste para manterem suas propriedades e também conservarem frutas nativas da região.

- A área do cerrado, considerada improdutiva até a década de 60, mesmo com toda sua diversidade, acabou sendo devastada com a construção de rodovias e a chegada do agronegócio.

- ‘Agricultura Alternativa, Sustentável’.