“Jornadas 200 anos de Karl Marx” aborda marxismo e educação na UFFS – Campus Chapecó
Inscrições, já abertas, podem ser feitas pelas comunidades acadêmica e regional

Publicado em: 20 de março de 2018 16h03min / Atualizado em: 20 de março de 2018 17h03min

O evento “Jornadas 200 anos de Karl Marx: marxismo e educação” acontece na UFFS – Campus Chapecó, de 26 de março a 21 de maio. Serão seis palestras e um cine debate, apresentados por professores convidados da UFFS, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Unochapecó.

As inscrições estão abertas. O evento, gratuito, é aberto a todos os interessados, inclusive pessoas da comunidade regional.

As palestras abordarão sistematicamente, no ciclo, o legado metodológico de Karl Marx e de autores e intelectuais que desenvolveram obras que abordaram a relação entre a educação e a sociedade, influenciados por essa perspectiva teórica. Conforme o projeto do evento, a finalidade principal é "aproximar os interessados dos fundamentos da educação em uma perspectiva crítica marxista, pressuposto necessário para não somente a apropriação de chaves de compreensão da obra de Karl Marx, mas também para suscitar o debate com aqueles que estudam e pesquisam fenômenos complexos no campo da educação”.

A organização é de um coletivo dos centros acadêmicos de Ciências Sociais (CACS), de Geografia (CAGEO), de História (CAHIS), de Pedagogia (CAPED), além de estudantes de Letras, com o apoio de professores e grupos de estudos e de pesquisa: Grupo de Estudos em Trabalho e Educação (GETRED, da UFFS) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC, da UFSC).

Veja a programação completa:

Dia 26/03 – Auditório do Bloco B
19h às 22h - O método de Marx
Ministrante: Profa Dra Patrícia Laura Torriglia

Dia 28/03 – Auditório do Bloco B
14h às 17h30 – Cine debate O Jovem Marx
Debatedor: Prof. Dr. Fábio Carminati

Dia 06/04 – Auditório do Bloco B
19h às 22h - Gramsci e a educação
Ministrante: Profa Dra Marilda Merência Rodrigues

Dia 18/04 – Auditório do Bloco B
19h às 22h - Althusser e a educação