“Outubro Vermelho” discute revolução que influenciou movimentos em todo o mundo
Primeira palestra será na UFFS – Campus Chapecó, na quinta-feira (28)

Publicado em: 25 de setembro de 2017 17h09min / Atualizado em: 25 de setembro de 2017 17h09min

A UFFS – Campus Chapecó, através de um Grupo de Pesquisa e um Grupo de Estudos, é uma das organizadoras do evento “Outubro Vermelho”, alusivo ao centenário da Revolução Russa e ao cinquentenário do assassinato de Che Guevara. Serão dois momentos de estudos e reflexões com convidados, que debaterão os significados e os impactos aos trabalhadores daquele período e os de hoje.



O primeiro evento será na quinta-feira (28), às 19h30, na UFFS – Campus Chapecó. O professor Paulo Sergio Tumolo (UFSC) abordará o tema “A Revolução Russa: entre a teoria e a prática revolucionária”. O segundo, será em 17 de outubro, no auditório do Sindicato dos Bancários, a partir das 19h30. Palestrarão, nesse dia, o militante da Unión de Trabajadores Rurales del Nordeste Misionero, Adrian Rojo, o jornalista Bernardo Joffily, e o professor da UPF, Mário Maestri.

Conforme o professor da UFFS – Campus Chapecó e coordenador do Grupo de Estudos em Trabalho e Educação (GETRED), Maurício Siewerdt, o evento busca fomentar o debate sobre um marco histórico para a classe trabalhadora. “Embora o tema seja polêmico, entendemos que a Universidade não poderia deixar passar em branco, já que a Revolução Russa influenciou vários movimentos no mundo, inclusive o Movimento Operário na América Latina”.

As discussões são abertas a todos os interessados, seja da comunidade acadêmica, seja da comunidade regional. As inscrições serão feitas na hora.

A iniciativa é do Sindicato dos Bancários de Chapecó, SINTE, Sinduffs, Sintespm, MST, Grupo de Pesquisa (GP) Historiografia, linguagens e memória/UFFS e Grupo de Estudos em Trabalho e Educação – GETRED/UFFS.