Concurso literário incentiva a escrita criativa
Todos os estudantes de graduação e pós-graduação, além de egressos, podem participar.

Publicado em: 27 de outubro de 2021 16h10min / Atualizado em: 28 de outubro de 2021 11h10min

A escrita criativa ganha um incentivo na UFFS. Estão abertas as inscrições para o I Concurso Literário do Clube de Leitura Travessia. Estudantes e egressos de graduação e pós-graduação de todos os campi da UFFS estão convidados a participar, com ensaios, crônicas, contos ou poesias de, no máximo, 3 mil palavras.

São duas modalidades: 1) texto literário ou ensaístico que apresente algum aspecto de intertextualidade com as obras lidas no Clube de Leitura Travessia, em 2020/2021 (veja as obras abaixo) e 2) texto literário ou ensaístico que apresente algum aspecto ou faça alguma referência identificável relacionada à pandemia ou ao período de mudanças provocadas pelo isolamento/distanciamento social.

O primeiro lugar em cada uma das duas modalidades receberá R$ 400 e terá seu texto publicado (em edições especiais do Jornal Entre Letras ou em fascículo a ser organizado pelo projeto de extensão Clube de Leitura: Curadoria). Os onze primeiros classificados, também de cada uma das duas modalidades, terão seus textos publicados. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 6 de maio. A premiação em dinheiro é uma doação pessoal, não tem origem no erário.

Conforme o professor que está à frente do Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS, Eric Duarte Ferreira, o concurso vinha sendo pensado há algum tempo, e a articulação do PET e do Clube de Leitura proporcionou a efetivação. “Queremos que o concurso seja um fomento à escrita. Temos vários estudantes que escrevem, mas, em geral, a comunidade acadêmica não tem acesso a esse material”.

A bolsista do Clube de Leitura Travessia, Marilei Zanotto, ressalta que muita gente que não tinha o hábito da escrita, passou a ter com a pandemia. “E precisamos valorizar a escrita atual. Temos muitos escritores na Universidade e precisamos fazer circular esse material”, ressalta ela.

As inscrições, que vão até o dia 15 de março, devem ser feitas por e-mail, conforme o item 7 do documento que traz as regras do concurso.

O concurso é uma realização do projeto de extensão “Clube de leitura Travessia: Curadoria” e do Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS.

Obras lidas no Travessia

“Então descemos ao centro da terra”, de Marília Garcia;

“Um carinho na alma”, de Braulio Bessa;

“Perdoando Deus”, de Clarice Lispector;

“Órfãos de Eldorado” e “Dois tempos”, de Milton Hatoum;

“Frankenstein”, de Mary Shelley;

“Macunaíma”, de Mário de Andrade;

“Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol;

“Grande sertão: veredas”, de Guimarães Rosa.