Curso de Agronomia do Campus Chapecó terá turno único a partir de 2025
Aulas ocorrerão no período matutino e a carga horária total do curso passará de 4.515 para 4.255 horas

Publicado em: 12 de dezembro de 2024 15h12min / Atualizado em: 12 de dezembro de 2024 15h12min

Quem ingressar no curso de Agronomia do Campus Chapecó a partir de 2025 não terá mais aulas em turno integral. O Projeto Pedagógico (PPC) do curso passou por uma reformulação para que ele passe, a partir do próximo ano letivo, a ter aulas apenas no turno matutino. Com a mudança, a carga horária total do curso passará das atuais 4.515 horas para 4.255 horas.

O coordenador do curso, professor Marco Aurélio Tramontin, diz que entre as novidades está também a inclusão de créditos no formato a distância para algumas disciplinas. “Nossa reformulação do PPC está, inclusive, de acordo com a nova resolução do MEC, em que é necessário um mínimo de 10% de carga horária na extensão”, pontua. O tempo total para a conclusão do curso permanece sendo de cinco anos.

Tramontin afirma que a mudança foi motivada pela grande evasão de estudantes do curso. “Eles não tinham tempo para trabalhar, já que o curso era matutino e vespertino. Com números reduzidos de novos ingressantes, aliado à evasão (que percorre não somente este curso, e não somente esta instituição), vimo-nos numa condição de melhoria”, comenta.

Veteranos

Para os estudantes que ingressaram antes de 2025 nada muda. “A migração é possível, porém, não vale a pena para quem está avançado. Porque há várias disciplinas diferentes na nova matriz”, explica o coordenador.