Direção do Campus Chapecó informa sobre próxima etapa para a retomada das atividades
Embora retorno não seja imediato, estão estabelecidas as fases necessárias para que ele aconteça

Publicado em: 10 de agosto de 2020 15h08min / Atualizado em: 10 de agosto de 2020 15h08min

Após a aprovação do "Plano de biossegurança e diretrizes para o plano de retomada das atividades acadêmicas suspensas" pelo Conselho Universitário (Consuni), a Direção da UFFS – Campus Chapecó divulga a seguinte nota de esclarecimento à comunidade Acadêmica:

"A Direção do Campus Chapecó informa que, diante da aprovação pelo Conselho Universitário do "Plano de biossegurança e diretrizes para o plano de retomada das atividades acadêmicas suspensas", o campus conduzirá a próxima etapa necessária para a retomada das atividades, a qual consiste na estruturação do plano do campus para a retomada das atividades acadêmicas suspensas e para o atendimento das exigências relacionadas à biossegurança, seguindo as orientações legais e institucionais.

Em um primeiro momento, o retorno das atividades será organizado preferencialmente na modalidade remota, admitidas eventuais atividades presenciais, especialmente no caso dos cursos da área da saúde. A definição das atividades e disciplinas a serem ofertadas será de responsabilidade dos Colegiados de Curso, observadas as possibilidades do curso e do campus em atender aos critérios de biossegurança necessários.

O semestre será retomado com a denominação de "Semestre Especial", havendo definição de um novo calendário acadêmico para a UFFS, redefinição de ofertas de disciplinas e atividades pelos colegiados de curso e reabertura de prazos para os estudantes realizarem ajustes em suas matrículas, permitindo optar pelas atividades a serem realizadas nessa nova previsão. O Semestre Especial também prevê exceções nas normas que envolvem os auxílios, de modo a reduzir os prejuízos aos estudantes – tais informações serão divulgadas nos próximos dias.

Além do exposto, informamos que, embora haja certa ansiedade pelo retorno, ainda há algumas etapas a serem vencidas para que as atividades possam ser retomadas. Tais situações requerem mais algum prazo, seja do ponto de vista da organização interna, da compra de equipamentos de segurança, da viabilização de equipamentos e acesso remoto ao maior número possível de estudantes, docentes e técnicos, da reorganização didático-pedagógica, capacitação de docentes, soluções de acessibilidade, entre outras.

Por isso, embora muitas ações estejam em andamento, há que se aguardar as novas etapas de preparação para que a retomada ocorra da melhor forma. Nesse período seguiremos trabalhando remotamente e em sintonia com os conselhos, colegiados, coordenadores e setores do campus para a melhor estruturação do que nos cabe, para uma retomada com o menor prejuízo acadêmico possível e mais segura aos estudantes e servidores.

Em caso de dúvidas, consulte sua coordenação de curso ou faça contato nos e-mails institucionais para que possamos prestar os esclarecimentos necessários.
Divulgaremos cada nova etapa neste site.

Saúde a todos!

Roberto M. Dall'Agnol