Estudantes elaboram Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos para Polícia Ambiental
Após a elaboração, estudantes apresentaram o Plano para a Polícia Ambiental

Publicado em: 30 de agosto de 2017 10h08min / Atualizado em: 30 de agosto de 2017 10h08min

Institucionalizado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, conforme a Lei 12305/2010, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) consiste em adotar procedimentos corretos nas etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos.
Com isso em mente, as estudantes Auriane Bueno e Letícia Renata Bohn e o estudante Marlon Tironi do curso de Engenharia Ambiental do Campus Chapecó elaboraram, no componente curricular Gestão de Resíduos Sólidos, um PGRS para a Polícia Ambiental de Chapecó. A orientação do trabalho foi da professora do curso Rosiléa Garcia França.

O PGRS tem por objetivo o correto manejo dos resíduos produzidos no local. É um documento com valor jurídico que comprova a capacidade da empresa em realizar esse manejo. De acordo com a professora Rosiléa, esse documento garante a segurança de que os processos produtivos sejam controlados, evitando danos ambientais e as devidas consequências para a saúde da população, assim como o bem-estar da fauna e flora.
Antes da elaboração do PGRS, os estudantes fizeram um diagnóstico do manejo de resíduos na Polícia Ambiental para conseguir fazer o trabalho adequado para a realidade em estudo. “É um trabalho que associa a teoria com a prática e foi muito importante para a formação dos estudantes do curso de Engenharia Ambiental, colocando em prática uma atividade que poderão realizar após formados”, explicou Rosiléa.