Estudantes promovem evento comemorativo ao Dia da Bandeira do Haiti
História, hino e apresentações artísticas farão parte da comemoração

Publicado em: 17 de maio de 2018 14h05min / Atualizado em: 17 de maio de 2018 14h05min

Um evento marcará o Dia da Bandeira do Haiti na UFFS – Campus Chapecó. Será na sexta-feira (18), às 20h30, no auditório do Bloco A. A data é muito valorizada e comemorada pelos haitianos por simbolizar toda a luta pela independência do país do jugo francês.

Além de uma fala sobre a história e a representatividade do Dia da Bandeira, haverá apresentações artísticas e a interpretação do hino do Haiti. As comunidades acadêmica e regional estão convidadas a participar. “Somos muitos haitianos em Chapecó. Queremos convidar os brasileiros que moram aqui para que conheçam como comemoramos e a razão pela qual comemoramos essa data: a liberdade”, chama o estudante de Filosofia, Urviack François.

Conforme o estudante de Ciências Sociais, Eddy Celestin, a bandeira é o maior símbolo do país, e representa o orgulho, a dignidade e a liberdade. “Ela surgiu das mãos de um dos generais do exército indígena, que tirou a parte branca da bandeira francesa para mostrar às demais nações que o Haiti passava a ser livre”, explicou.

O estudante de Agronomia, Abdias Revolte, sugere que os brasileiros leiam e tomem conhecimento de um pouco da história do Haiti, primeiro Estado independente da América Latina. “A história dos dois países tem semelhanças, como a questão da escravidão”, ressalta ele, lembrando a importância da integração dos povos latinos.