Expressões artísticas trarão cores ao Campus Chapecó
Edital publicado na sexta-feira (27) publiciza concurso cultural no espaço universitário

Publicado em: 30 de setembro de 2019 09h09min / Atualizado em: 30 de setembro de 2019 14h09min

Talentos da UFFS – Campus Chapecó e da comunidade regional podem se inscrever para deixarem suas marcas na Instituição. Foi publicado o Edital nº 12/DIR CH/UFFS/2019, que trata de um concurso cultural de pintura do espaço universitário. O denominado “Projeto Cores” foi pensado pelo Projeto de Promoção à Saúde do Estudante Universitário, em parceria com o Grupo de Trabalho e Prevenção e Enfrentamento às Violências de Gênero e Sexualidade (GTPEVI).

As artes serão feitas nos bancos de concreto dispostos pelo campus e nas escadarias entre blocos. Serão selecionadas até 20 propostas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro. É necessário levar até o Setor de Assuntos Estudantis (nos horários de funcionamento), formulário de inscrição preenchido e o modelo de proposta a ser desenvolvido (pode ser impresso ou feito a mão, informando os materiais que o proponente compreende como adequados para a realização da arte). Podem ser submetidas imagens, desenhos, frases ou poemas.

De acordo com o edital, “as propostas devem contemplar a multiculturalidade, os direitos humanos, a saúde, as organizações populares, a questão de gênero, sexualidades e orientações sexuais, a saúde mental, os direitos e o mundo do trabalho ou outros temas alusivos à proposta de criação da UFFS”.

A coordenadora do Projeto de Promoção à Saúde do Estudante Universitário, psicóloga Amanda Trindade Castro da Silva, explica que a ideia é possibilitar uma adequação visual do ambiente universitário. O estagiário do projeto, Anderson Batista, complementa que o resultado predisporá “maior salubridade às pessoas que aqui passam boa parte do seu dia. Além de fomentar a qualidade integradora do ensino, visto que a saúde é fundamental nesse processo. O espaço universitário, com a utilização das cores, pinturas, grafitagem e gravuras permite uma maior harmonia e evidencia um lugar mais próximo da sociedade e das questões humanas, saindo do contexto higienista, pálido e cru, que ainda é realidade na maioria das edificações públicas”.