Fronteira Tec promove capacitação a imigrantes
“Tópicos Avançados em Informática” foi o tema das três aulas ministradas por estudantes de Ciência da Computação

Publicado em: 12 de janeiro de 2023 13h01min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2023 09h01min

Estudantes de Ciência da Computação da UFFS – Campus Chapecó que fazem parte da Fronteira Tec ministraram, em fins de semana de novembro e dezembro, a capacitação "Tópicos Avançados em Informática" para imigrantes que moram em Chapecó ou municípios vizinhos. Cerca de 20 pessoas foram certificadas após as três aulas sobre Lógica de Programação e as linguagens de programação HTML e CSS.

A demanda pela capacitação veio da Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil e foi aceita pela Empresa Júnior do curso de Ciência da Computação da UFFS – Campus Chapecó.

Para o diretor de mercado da Fronteira Tec, Judah Milhomem Alencar Barros, a partir da capacitação, os participantes podem se interessar mais por programação. “A ideia foi mostrar as possibilidades, especialmente para quem não tem tanto contato, mostrar que é possível. Então, acho que fizemos um bom trabalho, porque algumas pessoas saíram de lá bem interessadas”, afirma ele.

Além de Judah, outros cinco estudantes participaram: Luiz Henrique Rigo Faccio, Robert Biasoli Drey, Otávio Augusto de Oliveira Pato, Jean Carlos Canova Gondorek e Eduardo Vinícius Perissinotto Fiorentin. Segundo Judah, todos mencionaram terem gostado bastante de participar. “Creio que a melhor parte dessa experiência foi poder estar ali ajudando, na aula, na monitoria, e ver que várias pessoas continuaram, participaram das três aulas e que algumas pessoas demonstraram interesse genuíno em continuar estudando sobre o assunto ao final”.

Apesar de já ter conhecimento sobre o assunto ministrado nas aulas, o estudante ressalta que outras habilidades foram desenvolvidas por eles com a capacitação: administração do tempo; organização e seleção de informações para elaboração de material; comunicação entre o time; distribuição de tarefas e habilidades de oratória.