Grupos da UFFS – Campus Chapecó fazem atividades com profissionais da área de Educação
Rodas de conversa virtual dedicaram-se a identificar barreiras e discutir possíveis soluções aos problemas gerados em função do novo cenário

Publicado em: 23 de outubro de 2020 17h10min / Atualizado em: 26 de outubro de 2020 11h10min

Diante da pandemia, da necessidade de aulas remotas e das dificuldades enfrentadas por professores, um ciclo de conversas com os profissionais que atuam em escolas públicas de Chapecó foi ofertado no início de outubro.

A atividade foi desenvolvida pelos grupos dos projetos de extensão "Educação em saúde on-line direcionada a profissionais da educação que atuam no ensino básico em Chapecó: adaptações frente à pandemia da COVID-19" e "O mal que podemos evitar: coronavírus", da UFFS – Campus Chapecó, em articulação com Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Estadual de Educação.

Os estudantes pertencentes aos projetos de extensão elaboraram uma cartilha educativa de apoio, que foi validada pelos gestores das escolas Herbert de Souza e Zélia Scharf. Com a mediação do professor e coordenador dos dois projetos de Extensão, Paulo Henrique Guerra, as rodas de conversas foram lideradas pelo psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde e professor universitário  André Figueiredo Pedrosa.

O objetivo, conforme o professor Paulo, foi dialogar com os profissionais de educação, no sentido de identificar barreiras e discutir possíveis soluções aos problemas gerados em função do novo cenário. Participaram 118 profissionais da Educação no primeiro encontro e 92, no segundo encontro.

“Foram abordados aspectos importantes visando a saúde mental dos profissionais, como o uso de aparelhos de tela; o excesso de informações; o estabelecimento de uma rotina, com horários estabelecidos para o lazer e atendimento às demandas profissionais; os objetivos a curto, médio e longo prazo; as questões do ensino remoto e da iminente volta às aulas presenciais”, ressaltou o professor.

Ao final, foram feitas pesquisas com os professores. Como resultados, a maior parte dos profissionais avaliou a atividade com as duas maiores notas possíveis e respondeu que participaria de outras atividades nesse formato, abordando outras temáticas de saúde. As sugestões para os próximos encontros foram: saúde mental, alimentação saudável e exercício físico.

Equipe envolvida: (UFFS) Paulo Henrique Guerra, Andressa Janaína Messias, Barbara Breda, Daciele Paola Preci, Felipe Comin, Julia Canci, Jullye Gavioli, Lucas Rosa Nakalski, Venir Guilherme Baldissera, (Secretaria Municipal de Saúde) Lígia Paula Figueiró, André Figueiredo Pedrosa.

Anexos da notícia: