II Encontro Catarinense de Espiritualidade em Saúde acontece nos dias 25 e 26
Inscrição pode ser feita on-line, e ingresso é um quilo de alimento não perecível.

Publicado em: 18 de novembro de 2022 11h11min / Atualizado em: 18 de novembro de 2022 13h11min

Estudantes, professores, estudiosos da espiritualidade e profissionais de saúde discutirão sobre Espiritualidade e Saúde na sexta-feira (25) e no sábado (26), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, na sala Agostinho Duarte.

O “II Encontro Catarinense de Espiritualidade em Saúde: As Dimensões do Ser” segue com inscrições abertas até a quinta-feira (24), e o valor do ingresso é um quilo de alimento não perecível.

Na programação, apresentações de trabalhos científicos e palestras envolvendo diversos temas relacionados à espiritualidade (veja programação abaixo). O encontro está sendo realizado em parceria com a UFFS, especialmente os cursos de Enfermagem e Medicina, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó, Associação Médica Espírita – Seção de Chapecó, 12ª União Regional Espírita, associada à Federação Espírita Catarinense.

Conforme a professora do curso de Enfermagem da UFFS – Campus Chapecó que está à frente do evento pela Instituição, Leoni Zenevicz, a relação entre espiritualidade e saúde é bastante relevante. “Considerando que o ser humano é um ser integral, é importante estarmos atentos à necessidade de cuidado de todas as áreas visando preservar e/ou restaurar a saúde global do ser. Nessa premissa, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), como formadora de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde, entende a importância de trazer à comunidade importantes contribuições e novidades sobre a espiritualidade e a sua influência na saúde humana, pois, ao cuidarmos dessa dimensão, estamos diretamente influenciando a saúde física e mental”. Ela também aponta que o tema conecta-se com as diretrizes dadas pela Associação Brasileira de Psiquiatria, Cardiologia e Cuidados Paliativos, “que apontam a necessidade de conteúdos/disciplinas que tratem sobre a espiritualidade na formação de profissionais da área de saúde”.

A professora reforça que estudos nacionais e internacionais demonstram que não é possível deixar a dimensão espiritual da pessoa de lado. “Negligenciar a dimensão espiritual de uma pessoa é como ignorar o seu aspecto social ou psicológico, ou seja, ela não é tratada de forma integral. Outrossim, atualmente, sabe-se que as crenças e valores que importam à pessoa vão delinear de que forma e como ela lidará nos momentos difíceis que a vida traz”, ressalta ela.

As pesquisas a respeito do tema, de acordo com a professora, são crescentes no Brasil e em diversos países. “Compartilhamos uma rede mundial com objetivo de ampliar os conhecimentos acerca da espiritualidade e das experiências de quase morte (EQMs)”.

“A espiritualidade é um elemento estruturante da experiência humana. Encontra-se ligada à manutenção e fortalecimento da saúde física, mental e social. Estudos feitos nas últimas décadas, cada vez mais qualificados, apontam benefícios diretos como redução de estresse, ansiedade e depressão, uso de substâncias e tentativas de suicídio, além de melhor qualidade de vida, prognóstico psiquiátrico e aumento da resiliência. Há um aumento da expectativa de vida global em até anos e diminuição do estresse oxidativo, contribuindo para enfrentamento às neoplasias e doenças degenerativas, como o Alzheimer”.

Ela explica que evidências científica também demonstram que as pessoas com maiores níveis de envolvimento em grupos religiosos/espirituais têm menores níveis de depressão, fazem menos uso de álcool, menor taxa de suicídios, menor taxa de mortalidade, menor número de internações, melhor aderência ao tratamento e melhor qualidade de vida.

Por fim, ela aponta que pesquisas também demonstram a relação de emoções com doenças. “Raiva, rancor, orgulho, medo, egoísmo, sentimentos inerentes aos humanos, podem ser o fator desencadeador de inúmeras doenças enfrentadas pela humanidade, segundo a própria medicina. Em contrapartida, sentimentos e emoções positivas (o perdão, a humildade, o otimismo, a empatia, a compaixão e a solidariedade) podem nortear atitudes e ações com impactos ímpares à saúde e à convivência pacífica entre a diversidade humana”, finaliza.

Mais informações podem ser obtidas no perfil do Instagram @encontroces_uffs.

14h às 18h - Apresentação de trabalhos científicos - modalidade pôsteres

19h - Abertura