Inscrições para Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense acontecem até o dia 30
Escolas públicas e privadas podem se cadastrar para que os estudantes possam, posteriormente, participar da Omoc 2021

Publicado em: 20 de julho de 2021 11h07min / Atualizado em: 20 de julho de 2021 17h07min

Professores da UFFS – Campus Chapecó que organizam a Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (Omoc) convidam escolas a participarem da quarta edição do evento. A competição é dedicada aos estudantes matriculados em qualquer ano escolar do ensino fundamental II ou do ensino médio da região.

Para participar, escolas públicas ou privadas podem se cadastrar até o dia 30 de julho preenchendo um formulário on-line. Os estudantes interessados em participar da Omoc deverão realizar as inscrições nas escolas, diretamente com o professore responsável.

Os principais objetivos da Omoc são: estimular o estudo da Matemática pelos estudantes, colocar os professores dos ensinos fundamental e médio em contato com novas ideias do ensino da Matemática, influenciar na melhoria do ensino de Matemática e detectar jovens talentos.

Treinamentos

A UFFS – Campus Chapecó oferece treinamentos para os estudantes que desejam participar da Omoc. Inicialmente, eles acontecerão de maneira remota. As inscrições estão disponíveis no Google Classroom, em link específico, também é possível ingressar com o código da turma 45i64rz.

Os materiais para treinamento também são disponibilizados no site da olimpíada.

Níveis de participação da Omoc

São três níveis, de acordo com a escolaridade do estudante:

Nível I – estudantes matriculados no 6º ou 7º ano do ensino fundamental quando da realização da prova da Omoc.

Nível II – para estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental quando da realização da prova da Omoc.

Nível III – para estudantes matriculados em qualquer ano do ensino médio quando da realização da prova da Omoc.

Estrutura das provas

Serão duas fases em 2021, em função das restrições ocasionadas pela pandemia:

Primeira fase:

Modalidade presencial: para os níveis 1 e 2 (ensino fundamental II), nas escolas inscritas (o arquivo com a prova será enviado por e-mail ao professor responsável e deverá ser impresso na escola).

Data de realização: sexta-feira, 17 de setembro de 2021.

Horário de início: no período matutino às 8h ou no período vespertino às 13h30 horas. As escolas poderão escolher aplicar a prova em apenas um período ou em ambos, de acordo com a sua necessidade. Serão disponibilizadas provas distintas para os períodos matutino e vespertino.

Duração: 2 horas

Modalidade remota: para o nível 3 (ensino médio), a plataforma será informada às escolas até duas semanas antes da realização da prova.

Data de realização: sábado, 18 setembro de 2021.

Horário de início: 14:00 horas

Duração: 2 horas

Composição das provas: 10 questões objetivas, cada uma valendo 10 pontos.

Segunda fase

Modalidade presencial: UFFS – Campus Chapecó

Data de realização: sábado, 20 de novembro de 2021.

Horário de início: 14 horas

Duração: 3 horas

Composição da prova: 5 questões discursivas, compostas de problemas, cada uma valendo 20 pontos.

Observações:

- As provas da primeira etapa podem ser corrigidas pelo professor responsável pela Omoc na escola ou enviadas à UFFS para correção, para o endereço:

Av. Fernando Machado, 108E
Centro, Chapecó, SC
Caixa Postal 181 - CEP 89802-112
A/C Prof. Milton Kist

- Os alunos dos níveis 1 e 2 que atingirem, no mínimo, 50 pontos serão classificados para a segunda etapa;

- Os alunos do nível 3 que atingirem, no mínimo, 70 pontos serão classificados para a segunda etapa;

-  As escolas que optarem pela correção das provas, dos níveis 1 e 2, devem informar, por meio do e-mail omoc@uffs.edu.br, até 30 de setembro de 2021, a relação com os alunos classificados para a segunda etapa da olimpíada. É importante constar nessa relação o nível ao qual o aluno pertence.

Resultados e premiação

Depois da prova, os resultados serão enviados por e-mail às escolas participantes, além de estarem no site da Omoc.

Os estudantes com as melhores pontuações finais serão premiados com medalhas e certificados.

A escola com o maior número de estudantes participantes na olimpíada, em relação ao número de estudantes matriculados na unidade escolar, será homenageada. Para isso, a escola deverá informar o número de estudantes matriculados na escola.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 9 de dezembro, nas dependências da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó.

Mais informações podem ser obtidas na página do programa ou por meio do e-mail: omoc@uffs.edu.br.