Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense chega a terceira edição
Estudantes farão a prova no sábado (9)

Publicado em: 04 de novembro de 2019 00h11min / Atualizado em: 04 de novembro de 2019 13h11min

Sábado (9), a UFFS – Campus Chapecó receberá estudantes de várias escolas de Chapecó e região para a realização da III Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC). Mil e noventa e um estudantes de trinta escolas – sendo 26 públicas e quatro privadas – estão inscritos.

A OMOC é um Programa de Extensão da UFFS, que tem como coordenador o professor Milton Kist, vice-coordenadora a professora Divane Marcon, e como bolsista a acadêmica de Matemática Sandy Maria Gaio.

Conforme o professor Milton, a OMOC “já está se consolidando e fazendo parte do calendário das escolas. Tivemos um acréscimo no número de escolas e alunos. Dentre os objetivos da Olimpíada, estão incentivar os alunos no estudo da matemática, quebrar tabus com relação a sua dificuldade e contribuir para o fortalecimento da autoestima das crianças na conquista de novos espaços. A nossa expectativa é alcançar esses objetivos. Em cada edição das provas e cerimônia de premiação vemos isso acontecer. Os alunos procuram superar-se a cada ano. Estamos contentes em poder contribuir de forma significativa com a formação dessas crianças”.

A preparação dos estudantes para a olimpíada teve treinamentos, oferecidos pela própria UFFS. Receberam treinamento, 136 estudantes do nível 2 e 226 estudantes do nível 1, de sete escolas diferentes. Os treinamentos foram feitos com base em listas elaboradas para este fim. Eles aconteceram no campus ou nas próprias escolas, com duração média de duas horas e meia.

Segundo o professor, além disso, as listas de treinamento foram disponibilizadas no link da OMOC, para que todas as escolas, estudantes e professores tivessem acesso ao material de treinamento, podendo ser acessados a qualquer momento.

Dez graduandos do curso de Matemática ajudaram na preparação e ministraram os treinamentos, “o que contribui muito para a formação profissional deles. Através dessas atividades, conhecem a realidade escolar dos alunos, começam a ter contato com o modo matemático de pensar das crianças. Enfrentam desafios que contribuem significativamente para a formação desses futuros professores”, enfatiza o professor.

No sábado, os estudantes poderão entrar na sala determinada a partir das 13h30. O início da prova é 14h, com duração de três horas.