Para evitar problemas na Estação de Tratamento de Esgoto, palitos não serão mais ofertados no RU
Decisão foi tomada após várias avaliações

Publicado em: 05 de outubro de 2017 09h10min / Atualizado em: 05 de outubro de 2017 09h10min

Depois de uma série de análises, a gestão do Restaurante Universitário (RU) da UFFS – Campus Chapecó decidiu retirar a oferta de palitos de dente. A retirada inicia a partir de quinta-feira (05), em função de vários aspectos, especialmente pela presença dos objetos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o que vem provocando problemas no funcionamento do sistema.

A questão foi amplamente discutida entre servidores da Coordenação Administrativa (especialmente a coordenadora, Ana Cláudia Lara Prado) e de setores contemplados pela Coordenação: a Assessoria de Infraestrutura e Gestão Ambiental e o RU. Segundo os levantamentos, cerca de mil refeições são servidas diariamente e cada usuário, em geral, pega mais de dois palitos. Assim, os palitos acabam não tendo o destino correto nas lixeiras: muitos chegam na linha de lavação e indo pelos ralos devido ao fluxo elevado de utensílios e o trabalho acelerado no local.
Também há, conforme constatação assinalada pelo técnico em Química da Assessoria de Infraestrutura e Gestão Ambiental, uma dificuldade em monitorar que os palitos não escoem pelos ralos dos pisos. Além disso, outro destino comum dos palitos usados são as calçadas do campus.