Professora da Unicamp conduz aula inaugural e roda de conversa com mestrandos e graduandos de Filosofia
Discussões serão sobre questões relacionadas ao racismo e ao sexismo presentes na filosofia tradicional

Publicado em: 28 de março de 2023 12h03min / Atualizado em: 28 de março de 2023 15h03min

Dias 3 e 4 de abril serão de reflexões para mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) e graduandos em Filosofia dos campi Chapecó e Erechim. A professora Yara Frateschi (Unicamp) ministra uma aula inaugural e conduz uma roda de conversa sobre racismo e sexismo.

"Que história é essa: racismo e sexismo no cânone filosófico" é o tema da aula inaugural, no dia 3, a partir das 19h, no auditório do Bloco dos Professores. A palestra também será transmitida on-line, no canal Debates Filosóficos no YouTube. No dia seguinte, acontece a roda de conversa “"Filósofas nas disciplinas de graduação e pós-graduação", no mesmo horário e local.

Conforme o professor Ediovani Antônio Gaboardi, as atividades têm como objetivo discutir questões relacionadas ao racismo e ao sexismo presentes na filosofia tradicional. “Atualmente, a filosofia ocidental passa por um processo amplo de autocrítica, em que tradições e concepções aceitas há muito tempo e muitas vezes naturalizadas estão sendo repensadas. A intenção é colaborar para a construção de um espaço para a reflexão filosófica que seja mais aberto e inclusivo, conectado com a perspectiva de uma sociedade que busca superar preconceitos e relações sociais e políticas baseadas simplesmente no poder”, ressalta ele.

As inscrições serão feitas na hora dos eventos.