Professora espanhola visita UFFS – Campus Chapecó para pesquisas, eventos e troca de experiências
Ela atua especialmente nas linhas de pesquisa de Gênero e Diversidade e Análise das imagens nos livros didáticos de Educação Física

Publicado em: 30 de julho de 2021 17h07min / Atualizado em: 02 de agosto de 2021 18h08min

Para avançar em pesquisas, trocar experiências, conhecer novas realidades e participar de eventos, a professora da Universidade de Valencia Irene Moya Mata está em Chapecó a convite do professor da UFFS Alexandre Loro. Na Instituição, cuja história tem mais de 400 anos, ela atua na licenciatura, diretamente com futuros professores de Educação Física.

A professora atua nas linhas de pesquisa Gênero e Diversidade e Análise das Imagens nos Livros Didáticos de Educação Física. Esse ponto, inclusive, como ela relata, traz uma das diferenças entre Espanha e Brasil na Educação Física das escolas: os estudantes têm livros didáticos desde 1990.

No Brasil, livros didáticos começaram a ser utilizados em 2019 e somente para professores. O professor Loro foi um dos avaliadores do MEC, e esse foi o tema do pós-doutorado do professor Loro, que, naquele período, foi à Espanha e aproximou suas investigações científicas da professora Irene.

Segundo a professora, a Educação Física vem sendo modificada ao longo dos anos. Uma das principais mudanças foi a passagem de algo mais militarizado para mais jogos e brincadeiras. Isso tem origem, especialmente, em função do país ter passado por um período de ditadura militar. “Era uma Educação Física muito mais analítica e quantitativa. Tudo era medido, mensurado”, ressalta ela.

Algo parecido, segundo o professor Loro, também acontece no Brasil. “Aqui, a Educação Física surge nas escolas militares, e a primeira faculdade também foi militar. No século passado, então, houve uma ressignificação da Educação Física, que foi deixando de ser militarizada e que se refletia para a escola”.

A professora ainda lembra que, na Espanha, havia uma divisão por gênero: meninas ficavam em uma escola, e meninos, em outras. Da mesma forma, mulheres eram professoras de meninas, e homens, de meninos. “Agora isso já mudou. Estamos em um conceito de escola inclusiva, muito mais democrática”, ressalta ela.

Atualmente, também lembra a professora, há uma linha muito forte na Educação Física ligada à saúde, reconhecimento do corpo. Além disso, trabalha-se mais os valores e as ações colaborativas e cooperativas, muito mais do que a competição ou o aprendizado de regras de jogos.

Nos livros didáticos espanhóis avaliados pela professora e o grupo de pesquisa em que ela atua, o esporte já não é a imagem mais representada, mas, sim, as habilidades perceptivo motoras – ligadas ao movimento.

Porém, outra análise de imagens nos livros – a de gênero – ainda precisa avançar, conforme a avaliação da professora Irene. Ela pontua que as imagens dos livros didáticos da área da Educação Física ainda carregam os estereótipos de gênero. “Ainda há muito a ser feito”, destaca.

Apesar de ainda haver essa questão nas imagens dos livros didáticos de Educação Física, na sociedade, conta ela, a questão de gênero é menos problemática. Isso porque, na avaliação da professora, comparativamente ao Brasil, a Espanha já avançou mais na diminuição de preconceitos.

Agenda

A professora Irene ficará no Brasil por dois meses. A primeira parada foi na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), primeira Instituição civil com um curso superior de Educação Física no Brasil.

Ela ficará mais alguns dias em Chapecó. Ainda está fechando agendas, mas é provável que visite uma escola de Planalto Alegre (na qual o professor Loro atua com um projeto de extensão), para uma roda de conversa com professores.

Também participará do I Congresso Iberoamericano de Tecnologia e Mídias na Educação Física, que será realizado de 12 a 14/08 (https://cleber-junior.wixsite.com/seminariodolazer/citmef-bra), palestrará sobre “Diversidade e Gênero nos Livros Didáticos" (evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, do Campus Erechim).

Além disso, realizará estudos, conhecerá a UFFS – Campus Chapecó e fará passeios para conhecer a região.

Depois, segue para a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Leia dois artigos da professora Irene:

"La actividad física representada en los libros de texto de Educación Física en Educación Primaria”

"Perspectiva global de las imágenes publicadas en manuales de Educación Física"