UFFS – Campus Chapecó faz repasses ao Hospital Regional São Paulo
Total chega a aproximadamente R$ 193 mil

Publicado em: 30 de julho de 2021 09h07min / Atualizado em: 30 de julho de 2021 12h07min

Na tarde de quarta-feira (28), o diretor da UFFS – Campus Chapecó, Roberto Dall’Agnol, entregou aproximadamente R$ 80 mil em materiais hospitalares ao Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê. Essa foi a segunda parte do repasse ao hospital, totalizando aproximadamente R$ 193 mil em materiais.

Os valores são de um Termo de Execução Descentralizado (TED). TEDs são repasses para, por exemplo, hospitais que recebem estudantes (para internatos e estágios) de universidades que não possuem hospitais universitários, como a UFFS.

É o caso do HRSP, no qual estudantes da UFFS – Campus Chapecó realizam internatos e estágios. Recentemente, repasses também foram feitos ao Hospital Regional do Oeste (HRO) – local com maior número de estudantes em campo de atuação – cujos valores passaram dos R$ 350 mil.

No HRSP, o diretor da UFFS – Campus Chapecó reuniu-se com os médicos Jener Ferreira Bueno, vice-presidente do HRSP e Marines Bertolo Peres (que também é professora da UFFS – Campus Chapecó), com o diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, e com a coordenadora da farmácia do HRSP, Isabela Pissetti Piccinin.

“A Universidade sempre foi muito solidária, muito parceira, e isso é muito importante para o hospital. A doação dessa quantidade significativa de itens nos ajuda, principalmente, neste momento de crise e de pandemia da covid-19. Ressalto a importância dessa parceria já existente entre o hospital e a UFFS, principalmente, com os estágios, já que o hospital é campo de estágio para o curso de Medicina. O hospital fez parte do comitê para a instalação do curso de Medicina na UFFS (Campus Chapecó). Então sempre estivemos muito ligados”, ressaltou Lunkes.

“O HRO e o HRSP são os maiores hospitais da região e, por terem mais especialidades, são essenciais para a formação dos nossos estudantes. Em Chapecó, ocupamos os espaços que nos foram permitidos, mas eles ainda são insuficientes para acolher a todos nossos alunos. O HRSP foi buscado para receber nossos estudantes, até porque já temos uma relação: o hospital fez parte da comissão de instalação do curso de Medicina aqui. Esse repasse é uma contrapartida pelo acolhimento dos nossos estudantes lá. É um processo que queremos que seja contínuo”, destacou o diretor Dall’Agnol.

Nas conversas, eles também trocaram informações a respeito das instituições e iniciaram o diálogo sobre novas possibilidades de parcerias.
Durante a visita, o professor esteve com uma turma de estudantes de Medicina da UFFS – Campus Chapecó que estava no hospital para o internato e com residentes e conversou com os alunos.