UFFS de Portas Abertas reúne 1,8 mil pessoas
Mostrar a estrutura, os cursos, como ingressar na UFFS – Campus Chapecó e tudo o que a Instituição proporciona foram os objetivos do evento.

Publicado em: 08 de novembro de 2022 14h11min / Atualizado em: 08 de novembro de 2022 17h11min

Ônibus para todos os lados, risadas, abraços, olhos curiosos. Não faltaram informações também. O UFFS de Portas Abertas trouxe jovens estudantes de escolas de toda a região para conhecerem a UFFS – Campus Chapecó durante 12 horas da segunda-feira (8).

O objetivo do evento foi apresentar a estudantes das escolas da região o que a Instituição tem a oferecer no sentido da infraestrutura, qualificação dos professores, cursos de graduação etc. Para tanto, houve uma intensa mobilização de servidores – professores e técnicos – e de graduandos e pós-graduandos, que conduziram e explicaram o que é a Universidade aos estudantes das escolas.

Além de falar sobre ingresso, o que estudam e possibilidades profissionais, quem participou do planejamento e das explicações sobre os cursos utilizou da criatividade para atrair os futuros graduandos. Poesia, personagens em tamanhos grandes, música, impressão 3D, experimentos com plantas e com solos e água, ambiente de recepção de crianças, peças do corpo humano, objetos de arqueologia, mapas, histórias, desafios de lógica, jogos etc. Também aconteceram apresentações culturais durante boa parte do evento.

A avaliação da coordenadora acadêmica da UFFS – Campus Chapecó, Gabriela Gonçalves de Oliveira, é bastante positiva. “Foram aproximadamente 1,8 mil pessoas no campus, de 43 escolas. Tivemos 50 monitores dos vários cursos, mais os muitos graduandos nos espaços de seus cursos, explicando a respeito do que estudam. Apresentamos ensino, pesquisa e extensão. Conseguimos transporte para escolas, o que gerou uma adesão ainda maior. Percebemos o quanto as escolas querem estar aqui, conhecer a Instituição. Foi, realmente, maravilhoso”, afirma ela

A egressa da graduação em Ciências Sociais, mestra em Educação pela UFFS – Campus Chapecó e, agora, professora da EEB Zitta Flach Camila Pelegrini fez questão de acompanhar os estudantes na visita. “Vivenciar a universidade é muito mais do que comentar com eles sobre a universidade em sala de aula. Estar aqui, apresentar a universidade, os cursos e reforçar que ela é pública, gratuita e de qualidade faz despertar neles o interesse. Esse é o objetivo: que eles sejam membros deste espaço. É um motivo de orgulho estar aqui com meus estudantes, ser reconhecida e referenciada pelos professores. E é uma delícia vir aqui e, agora, reencontrar meus ex-alunos se graduando”, destaca ela. Para fechar a visita, tornando a experiência ainda mais interessante, os jovens e a professora almoçaram no RU.

Poucos estudantes já conheciam a UFFS – Campus Chapecó. Amanda Néri Rodrigues é filha de uma estudante de Pedagogia e, por isso, já tinha passado pelo Campus. A partir da visita, ela e outros quatro colegas consideram estudar na Instituição. “Gostei do ambiente, dos estudantes, dos professores”, frisa ela. “E o ambiente também é muito acolhedor, é muito espaçoso e bonito”, acrescenta Luís Eduardo Gonçalves Ribeiro.
Pedro Henrique de Melo tem interesse e já vem estudando tópicos na área de Ciência da Computação. Mas mesmo os colegas que ainda não decidiram, concordam que a visita contribui muito para a escolha.

Rubiana Souza é pedagoga social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, um dispositivo do CRAS de Guatambu, e trouxe jovens para conhecerem a UFFS – Campus Chapecó. “A proposta de trazer eles é que possam, justamente, pensar sobre seus futuros, que eles projetem seus futuros, que tenham um olhar direcionado para suas construções. Esse é um dos movimentos que nossa equipe vem fazendo pela não evasão escolar e para que tenham outras perspectivas. É extremamente importante que eles saibam que tem alguém por eles. A maioria não sabia que existe uma universidade pública aqui, do lado de casa. O objetivo de trazê-los é abrir possibilidade, para que possam iniciar novos ciclos e construir um futuro diferente”, enfatiza ela.

Emocionada, Rubiana conta que também é egressa da UFFS – Campus Chapecó e se sente muito feliz em poder trazer os jovens para conhecerem a Instituição. “A cada momento falo a eles que ‘a profe estudou nessa sala, frequentei estes espaços’, mostrando os percursos que tive aqui e que eles também podem ter. Na minha graduação, tiver uma formação muito sólida, aprendi muitas coisas importantes, principalmente o olhar social. Só consigo fazer uma atuação como estou fazendo hoje (não com currículo formal, em outro viés da pedagogia) por conta da minha formação na Universidade Federal. Isso vai muito ao encontro do que penso, do que espero, na minha visão de sociedade”, salienta.

O próximo UFFS de Portas Abertas já tem uma previsão de data: 11 de abril de 2023. “Já teremos, em breve, uma reunião para começar a planejar o próximo evento. Afinal, queremos sempre aprimorar nossas recepções aos estudantes”, finaliza a professora Gabriela.

Veja mais fotos do UFFS de Portas Abertas.

Galeria de Imagens: