VII SEPE mostra produções de Ensino, Pesquisa e Extensão, e Feira das Profissões apresenta o Campus Chapecó
Conhecimento é compartilhado no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, e Feira das Profissões traz estudantes para conhecerem a UFFS

Publicado em: 19 de outubro de 2017 23h10min / Atualizado em: 23 de outubro de 2017 09h10min

Se durante o ano todo a UFFS – Campus Chapecó respira Ensino, Pesquisa e Extensão, nos dias 24, 25 e 26 de outubro a Instituição ficará ainda mais oxigenada. O VII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) é justamente o momento de socializar as produções realizadas em sala de aula, nos laboratórios e nos mais diversos espaços sociais. Neste ano, novos ares também vêm de fora: a “Feira das Profissões” trará estudantes das escolas para conhecerem a UFFS – Campus Chapecó. Toda movimentação faz parte da Semana do Diversa, programada anualmente no Calendário Acadêmico da UFFS.

Para o presidente do Comitê Local do VII SEPE, professor Paulo Henrique Guerra, a surpresa positiva da edição foi o grande número de resumos submetidos: mais de 300. “Na programação, atingimos 44 sessões orais e quatro sessões de pôsteres. Além disso, teremos mesas-redondas, palestras, apresentações culturais e a Feira das Profissões”, explica o professor sobre o evento.

A UFFS – Campus Chapecó já teve um momento específico de recepção a estudantes, chamado “UFFS de Portas Abertas”. Também segue recebendo as escolas que agendam visitas, mas a ideia é tornar a “Feira das Profissões” uma tradição. “A intenção é que os estudantes conheçam os cursos, a estrutura do Campus, as possibilidades que eles encontram aqui, o que é uma universidade pública e popular e os auxílios que oferecemos. Enfim, é um momento de diálogo para que os estudantes conheçam a UFFS – Campus Chapecó”, ressalta a coordenadora acadêmica, Rosane Rossato Binotto.

A “Feira das Profissões” terá explicações sobre o que é a UFFS, como acontece o ingresso nos cursos de Graduação, quais são as opções de cursos e outros assuntos pertinentes à vida acadêmica. Além disso, professores, técnicos e estudantes falarão sobre os cursos, mostrarão trabalhos e objetos ligados a pesquisas e/ou dos laboratórios. Os horários programados para a recepção das escolas são: quarta-feira (25), das 13h às 18h e das 19h às 21h, e na quinta-feira (22), das 8h às 11h30. Se alguma escola ainda tiver interesse em agendar visita, pode tentar fazê-lo. O contato é (49) 2049-6404.

A programação aos que já são "da casa" e também a todos os interessados, de qualquer instituição ou mesmo da comunidade regional, conta, na terça-feira à tarde, com as boas-vindas com a diretora do Campus, Lísia Regina Ferreira, com a coordenadora acadêmica, Rosane Rossato Binotto, e com o professor Paulo Henrique Guerra. A partir das 14h30, acontece a mesa-redonda “Pesquisa e Extensão no contexto da Universidade”, no Auditório do Bloco B, com os professores Geraldo Ceni Coelho (Universidade Federal da Fronteira Sul) e Leonardo José Gil Barcellos (Universidade de Passo Fundo).

Na quarta-feira (25), às 9h, ocorre a palestra de abertura do VII SEPE: “O papel da Extensão e da Cultura no processo de produção do conhecimento emancipador", no Auditório do Bloco B. A convidada é a professora da Universidade Federal de Santa Maria, Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad.

Fechando a programação local do VII SEPE, os professores Lísia, Paulo Henrique e Rosane fazem o encerramento no Auditório do Bloco B, a partir das 11h30. Por videoconferência, no período noturno, o convidado Eugênio José Guilherme de Aragão, da Fundação Universidade de Brasília, ministrará a palestra “Impacto do punitivismo sobre a crise política brasileira”.

Todas as participações podem ter certificação, desde que as pessoas façam as inscrições.

Confira a programação completa.