Doutorado Interinstitucional em Arquitetura (encerrado)

Com o objetivo de formar pesquisadores/doutores em Arquitetura na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e no contexto da Mesorregião Grande Fronteira Mercosul, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ), e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação criaram o Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Arquitetura UFRJ/UFFS.

A realização de um programa DINTER apresenta-se como uma oportunidade de estender a atuação do PROARQ/UFRJ e do seu papel social, visando à criação de um polo de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo na Mesorregião Grande Fronteira Mercosul.

Dessa forma, pretende-se participar não só da qualificação dos profissionais do ensino superior, mas da formação dos arquitetos e urbanistas, assim como cooperar com a promoção de melhorias no espaço construído das cidades da região.

Vale destacar que a última década foi marcada por significativo crescimento econômico no País. Esse crescimento pode ser percebido em municípios com grandes áreas urbanas, como as capitais, mas também no interior dos estados, em municípios médios ou de pequeno porte. De modo geral, entre os setores economicamente beneficiados por esse processo estão a construção civil e o mercado imobiliário e, como consequência, observou-se a multiplicação da oferta e do valor dos imóveis, especialmente dos urbanos.

Diretamente relacionado com esse processo ocorreu forte demanda por profissionais arquitetos e urbanistas e por engenheiros civis, entre outros profissionais ligados à construção civil. O crescimento dessa demanda é evidenciado pelo aumento na oferta de vagas, tanto no setor privado quanto no público, por meio de concursos e financiamentos para a construção de imóveis.

Em resposta à demanda por profissionais, verificou-se, nos últimos anos, a multiplicação de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, em especial na região Sul.

No ensino de pós-graduação também se observou crescimento significativo na área de Arquitetura e Urbanismo na região Sul, no entanto ainda há carência de cursos stricto sensu.

Nesse sentido, no contexto regional, a UFFS lança-se como vanguarda na formação de doutores em Arquitetura e tem a perspectiva de colaborar para o desenvolvimento dos municípios da porção Oeste entre os três estados da região Sul, na Mesorregião Fronteira Mercosul, e vir a se consolidar como polo do ensino superior na Graduação, Pesquisa e Pós-graduação.

O DINTER em Arquitetura UFRJ/UFFS é um passo decisivo e fundamental para que se cumpra o papel ao qual a UFFS está destinada: ocupar o lugar de destaque na formação de nível superior e, para tal, oportunizar e incentivar o desenvolvimento regional.

 

EDITAL DINTER PROARQ/UFFS 2016 Nº 434 - seleção de canditatos

Classificação dos aprovados