Acadêmicos de Filosofia propõem debate sobre Ética e Filosofia Política no Campus Erechim

Publicado em: 11 de novembro de 2014 12h11min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

Os acadêmicos do curso de Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim debatem nesta semana “Temas de Ética e de Filosofia Política”. A iniciativa é dos próprios acadêmicos, que estão à frente da organização da II Semana Acadêmica do curso, com o apoio dos professores e institucional. O evento abriu na noite desta segunda-feira (10) e segue com programação até sexta-feira (14). Podem participar estudantes e professores da área, além de pessoas da comunidade regional interessadas na temática.

A abertura do evento contou com conferência ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Delamar Volpato Dutra, que falou sobre “Aspectos da Relação entre Ética e Política na Modernidade”. Segundo ele, as questões relativas à Ética e à Filosofia Política são temas que “estão sempre à luz do dia”, mas às vezes não há uma reflexão aprofundada do que está em questão. Foi esse o desafio ao qual ele se propôs durante sua explanação: sistematizar essas reflexões e assumir uma perspectiva.

Conforme a estudante Mariele Carteri, que integra a comissão organizadora do evento, entre os objetivos da Semana Acadêmica está a consolidação da pesquisa e do debate filosófico qualificado nas duas áreas citadas, tendo em vista que esses temas de Filosofia são extremamente ricos.

Participaram da mesa de abertura do evento, ainda, o coordenador do curso de Filosofia, Jerzy Brzozowski, e o coordenador administrativo da UFFS – Campus Erechim, Ricardo da Conceição, que representou o diretor do Campus, Ilton Benoni da Silva.

Programação

Nesta terça-feira (11), a programação da Semana Acadêmica terá uma conferência sobre “Uma Investigação do Sentido Filosófico do Sujeito de Direitos Humanos na Filosofia”, com o professor Paulo Cesar Carbonari (Ifibe), às 19h, no auditório da UFFS – Campus Erechim. Na quarta-feira (12) a programação terá a socialização de trabalhos e pesquisas desenvolvidas por estudantes do curso.

Já na quinta-feira (13) o tema da conferência será “Thomas Hobbes entre o Jus-Naturalismo e o Positivismo Jurídico: duas teses liberais no Leviatã”, com o professor Fabrício Pontin (PUCRS). A atividade começa às 19h30, no auditório da UFFS – Campus Erechim.

A Semana Acadêmica encerra na sexta-feira (14), com a conferência “Somos Todos Modernos: tensões históricas e teóricas entre o nacionalismo e o liberalismo”, ministrada pela professora Tatiana Vargas Maia (Unilasalle). Pontin e Tatiana também coordenarão o minicurso “Liberalismos, Totalitarismos e a História Política Contemporânea”, que acontece nas tardes de quinta e sexta.