Aula Inaugural no Campus Erechim terá palestra com linguista reconhecido internacionalmente

Publicado em: 26 de junho de 2013 13h06min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

Uma das figuras centrais dos estudos no campo da Linguagem no Brasil, professor Kanavillil Rajagopalan, estará na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim na próxima sexta-feira (28), para palestrar na Aula Inaugural do curso de pós-graduação Lato Sensu em Teorias Linguísticas Contemporâneas.

A palestra, que será realizada no Auditório do Campus, a partir das 19h, terá como tema “Por que se interessar pela linguagem nos dias de hoje?”. Segundo o coordenador do curso, professor Atílio Butturi Jr, o objetivo é problematizar a relevância de estudos no campo da linguagem.

“O trabalho do professor Rajagopalan ganha destaque justamente porque ele, a partir do que se convencionou como 'Linguística Crítica', tem observado alguns pressupostos teóricos dos estudos sobre a linguagem e, ademais, travado diálogos com outras áreas afins, como a Filosofia”, explica Butturi Jr.

A palestra é aberta a todos os interessados no tema. Serão disponibilizadas 200 vagas e as inscrições podem ser feitas na hora e local do evento.

Sobre o palestrante

Kanavillil Rajagopalan é professor titular na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nasceu na Índia, onde formou-se em Literatura Inglesa e Linguística. Continuou seus estudos na área de Linguística Aplicada na Universidade de Edimburgo, Escócia, e na PUC, em São Paulo, onde titulou-se Doutor. Rajagopalan é pós-doutor em Filosofia da Linguagem pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos, e dono de vasta produção acadêmica que inclui cinco livros e mais de 450 textos, entre artigos em revistas nacionais e internacionais, resenhas, resumos, capítulos de livros, entre outros.