Brinquedoteca da UFFS - Campus Erechim recebe visita do primeiro grupo de crianças

Publicado em: 04 de outubro de 2016 13h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 07h01min

Cerca de 30 crianças, entre 4 e 5 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, de Marcelino Ramos-RS, estiveram na Brinquedoteca da UFFS – Campus Erechim na sexta-feira (30). Este foi o primeiro grupo de crianças a fazer uso do espaço.

Foram realizadas atividades de contação de história, desenho livre, trabalho com massa de modelar, além de brincadeiras livres com o amplo acervo disponibilizado no local – brinquedos, jogos, livros.

Como a brinquedoteca é um local destinado ao estudo e à pesquisa da importância do lúdico no desenvolvimento infantil, receber a visita de crianças é fundamental para que estudantes e docentes dos cursos ofertados no Campus possam desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão a partir da observação destas crianças em situações de brincadeira.

A atividade foi proposta pela estudante do curso de Pedagogia da UFFS, Rita Favero, que está realizando seu estágio obrigatório na Escola Rui Barbosa. As crianças estiveram no Campus acompanhadas do coordenador pedagógico da Escola, professor Rodrigo Moraes Borges, e das professoras titulares das turmas, Oiara Pirez Magdanz e Talicia Nesello. Segundo Borges, a atividade representou uma oportunidade para as crianças conhecerem e experimentarem um novo ambiente, onde o brincar mostra-se como importante método na formação educacional. “As crianças tiveram a experiência de descobrir um mundo brincante também fora da escola na qual elas estão acostumadas a vivenciar essas brincadeiras, e isso é muito importante porque agrega à formação educacional da criança mais contato com o brincar como método pedagógico, sem tirar da criança o seu poder de imaginação, de fantasia, de construção de regras e estratégias de como brincar”, explica Borges.

A coordenadora do curso de Pedagogia e responsável pela Brinquedoteca, professora Adriana Loss, explica que, para além do desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, também será possível realizar convênios e desenvolver projetos com escolas públicas e outras instituições de atendimento a crianças, além de promover formação pedagógica para professores da região e estudantes do Ensino Médio Normal. Segundo Adriana, “para o ano de 2017 está prevista a execução de um projeto de formação pedagógica com estudantes do Ensino Médio Normal da Escola Estadual José Bonifácio (JB), de Erechim, pedagogos da UFFS – Campus Erechim e com professores da rede de ensino da região. Além disso, também há previsão de desenvolvimento de projetos de apoio pedagógico às escolas através do trabalho com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. O local também está disponível para a realização de aulas práticas e estágio acadêmico”.