Campus Erechim: abertas inscrições para trabalhos na Feira Municipal de Ciências

Publicado em: 28 de abril de 2015 13h04min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 10h01min

Estudantes de escolas públicas e privadas da região do Alto Uruguai gaúcho, que estejam cursando os anos finais do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, poderão inscrever trabalhos na Feira Municipal de Ciências que acontece no dia 27 maio. Trata-se da fase municipal do projeto Integrasul: Feira Interestadual de Investigações em Ciências, executado por meio de uma parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

As inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 15 de maio, por meio do preenchimento de ficha de inscrição disponível no blog https://integrasulciencias.blogspot.com.br. O Regulamento da Feira Municipal de Ciências também está disponível na página. Serão selecionados até 40 trabalhos para apresentação no evento, que será realizado no auditório do Bloco A da UFFS – Campus Erechim, localizada na ERS 135, Km 72.

Para participar, cada grupo deverá ser constituído por, no máximo, cinco estudantes, um professor orientador e um professor coorientador. Conforme a professora da UFFS – Campus Erechim, Cherlei Marcia Coan, que é uma das coordenadoras da Integrasul, os 10 trabalhos destaques da Feira Municipal serão selecionados para participar da Feira Interestadual, que ocorrerá no mês de junho, em Erechim, e contará também com a participação de trabalhos selecionados na região da Campanha do Rio Grande do Sul e do Sudoeste do Paraná. Além disso, todos os grupos que tiverem trabalhos selecionados para a Feira Municipal receberão certificados.

A Feira Municipal de Ciências conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), e estará aberta para visitação da comunidade, no dia 27 de maio, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30

O projeto

A Integrasul faz parte do projeto “Potencializando a Investigação em Ciências Naturais no Espaço-tempo da Escola e da Universidade na Região Sul do Brasil”, em desenvolvimento nas cidades de Erechim e Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, e em Realeza, no Paraná. Conforme Cherlei, o objetivo foi desenvolver um processo de produção de conhecimento científico nas escolas envolvidas, por meio da preparação e execução de Feiras de Ciências.

O fechamento do projeto está previsto para 9 de junho, com a realização da Integrasul: Feira Interestadual de Investigações em Ciências, na UFFS – Campus Erechim. Os três trabalhos que obtiverem a melhor pontuação na Feira Interestadual serão premiados, sendo que os 10 estudantes integrantes dos dois grupos mais bem colocados (primeiro e segundo lugar) receberão bolsas de Iniciação Científica Jr. (CNPq), no valor de R$ 100,00, pelo período de seis meses.As atividades contam com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia.