Campus Erechim abre inscrições para quinta edição do curso de Latim

Publicado em: 10 de abril de 2015 13h04min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 09h01min

Estão abertas, de 10 a 23 de abril, as inscrições para o curso de extensão "Leitura, interpretação e tradução de textos medievais latinos", ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim e que tem por objetivo divulgar conhecimentos de língua latina e técnicas de tradução em latim, a fim de possibilitar o acesso a textos clássicos.

O curso, em sua quinta edição, passou por uma reformulação em sua estrutura: terá três módulos, o que ampliará a duração do curso de um ano para um ano e meio; as aulas passarão a ser quinzenais e terão três horas de duração, das 14h às 17h, no lugar de encontros semanais de duas horas; além disso, a Língua Portuguesa também será contemplada. "Ao longo desses quatro anos que o curso vem sendo executado, verificamos que uma grande dificuldade dos alunos em acompanhar o curso consistia na fragilidade de seus conhecimentos de Língua Portuguesa", explica o coordenador, professor Thiago Soares Leite.

Com isso, o primeiro módulo passa a também ter foco no esclarecimento da estrutura da própria Língua Portuguesa, explicitando o sentido de algumas funções sintáticas. Perguntas como "O que significa dizer que um verbo é transitivo indireto?", "O que significa dizer que algo é um adjunto adnominal restritivo? Qual sua função numa frase?" tentarão ser respondidas. "Uma vez que o aluno entenda como essas estruturas funcionam numa frase, será mais tranquila a transição para a estrutura latina", argumenta o coordenador.

Os interessados podem inscrever-se pelo e-mail latim.uffs@gmail.com. O curso é gratuito e terá início em 25 de abril. Ao final, os participantes que concluírem os três módulos recebem certificação. Qualquer pessoa interessada, tanto da comunidade acadêmica quanta externa, pode participar.