Campus Erechim: Acadêmicas de Pedagogia oferecem orientação profissional para alunos do Ensino Médio

Publicado em: 09 de julho de 2013 13h07min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 09h01min

Estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) –Campus Erechim realizaram, dentro do projeto do Estágio Curricular Supervisionado, uma atividade de orientação sobre oportunidades acadêmicas e profissionais. A iniciativa envolveu cerca de 50 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Haidée Tedesco Reali e foi realizada na manhã desta segunda-feira (8), no auditório da UFFS – Campus Erechim.

O objetivo foi estimular e incentivar a entrada na universidade e repassar informações sobre acesso e permanência em cursos universitários públicos. Para tanto, os estudantes visitaram o Campus da UFFS e assistiram a uma palestra com o pedagogo Marcelo Ronsoni e com o coordenador acadêmico do CampusErechim, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva. Entre outros aspectos, o diálogo abordou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema Integrado de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e cursos da UFFS.

Conforme a acadêmica do sétimo período do curso de Pedagogia da UFFS – Campus Erechim, Chaiane Orso Neis, integrante do grupo que propôs a atividade e realiza o estágio, o projeto surgiu a partir de uma demanda da escola a respeito de orientação para os terceiros anos do Ensino Médio referente ao ingresso no mundo acadêmico e profissional. “Nosso objetivo é orientar e apresentar as universidades que têm os cursos almejados pelos estudantes”, diz.

Segundo ela, as próprias estagiárias observaram, em contato com as turmas, essa demanda, também apontada pela direção da escola. “Os alunos estavam bem perdidos, não sabiam quais eram os passos para conseguir entrar na universidade”, destaca.

O projeto, desenvolvido por Chaiane e pelas colegas Anna Luiza Verdi Pereira e Tauana Helena Segatto, prevê cinco encontros/atividades. A palestra e visita à UFFS foi a quarta ação realizada. “Utilizamos várias mídias – filmes, músicas, etc – com o objetivo de fazer eles refletirem sobre as possibilidades profissionais e escolhas que precisam fazer. A vinda até a universidade é para que eles conheçam esse espaço, para que tenham contato com o que é de verdade uma universidade”, explica Chaiane.

Antes de visitarem a UFFS, os estudantes responderam a um questionário onde indicaram os cursos de seu interesse e, durante a palestra, receberam orientações sobre as opções de universidades, faculdades e instituições em geral, principalmente da região, onde eles podem encontrar o curso desejado.

Oportunidade

Para a estudante do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Haidée Tedesco Reali, Maira Cazzuni de Lima, 16 anos, o trabalho das estagiárias de Pedagogia auxiliou a turma. “Primeiro porque nos uniu mais como turma e depois por ajudar a decidir o rumo profissional de cada um. Todo mundo está um pouco inseguro, não sabe bem o que fazer, e elas estão ajudando muito nesse sentido. Eu falo por mim, porque já troquei muitas vezes as minhas opções e eu acho que com este apoio a gente consegue conhecer um pouco de cada profissão e direcionar bem o que queremos da nossa vida”, diz.