Publicado em: 16 de março de 2016 13h03min / Atualizado em: 03 de fevereiro de 2017 09h02min
O terceiro módulo do projeto de extensão do Campus Erechim “Populações indígenas no Sul do Brasil: introdução a aspectos históricos e culturais”, que acontece nos dias 19 de março, 2 e 9 de abril, está com inscrições abertas. O tema deste módulo, ministrado pelos professores Daniel de Bem e Valéria Esteves Nascimento Barros., ambos docentes do curso de Ciências Sociais da UFFS – Campus Erechim, será “História e cultura Guarani: uma introdução”.
Os encontros serão realizados no Auditório do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, das 14h às 18h. A participação é aberta a todos os interessados pelo e-mail popindigenasuffs@gmail.com , até o primeiro dia do curso (19/03).
Mesmo quem não participou dos dois primeiros módulos pode se inscrever tanto neste terceiro como nos demais – ainda estão previstos mais dois módulos. Será emitida certificação de 12 horas para a participação em cada um dos módulos.
O projeto
Entre os objetivos do projeto está o de difundir conhecimentos acadêmicos acumulados por diferentes áreas que dialogam entre si, como a antropologia, arqueologia e história, acerca de aspectos históricos e culturais das populações indígenas, especialmente aquelas que vivem na região sul do Brasil. “Com isso, espera-se dar visibilidade a estas populações, que durante os últimos séculos foram 'esquecidas' pela historiografia oficial produzida a respeito da formação da sociedade nacional, mas que ainda hoje permanecem mantendo-se como culturas diferenciadas, que guardam especificidades tanto entre si quanto com relação a nós”, explica a coordenadora do curso, professora Valéria Esteves Nascimento Barros.
O projeto, proposto pelo Grupo de Pesquisa Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (GPSAE), é composto por aulas teóricas, exposição de documentários, debates e um seminário final, e, segundo Valéria, visam criar um espaço dialógico e reflexivo, onde as questões colocadas pelos temas trabalhados possam ser abordadas criticamente e numa abordagem não-etnocêntrica. “A intenção é que através do diálogo entre conhecimentos acadêmicos e sociedade civil, seja possível criar um espaço de respeito e solidariedade entre grupos étnica e culturalmente diferentes”, destaca a coordenadora.
O primeiro módulo teve como tema "Povos Jê e Tupi no Sul do Brasil" e o segundo, "História e cultura Kaingang: uma introdução". Já o quarto, que acontece nos dias 30 de abril, 7 e 14 de maio tratará do tema "Povos indígenas e conhecimentos tradicionais". O quinto e último módulo abordará o tema "Povos indígenas e direitos originários: reconhecimento dos territórios tradicionais" e será realizado nos dias 4, 11 e 18 de junho.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
23 de janeiro de 2025
Cerro Largo
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo
22 de janeiro de 2025
Nossa UFFS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação