Campus Erechim: curso sobre populações indígenas no Sul do Brasil está com inscrições abertas

Publicado em: 16 de março de 2016 13h03min / Atualizado em: 03 de fevereiro de 2017 09h02min

O terceiro módulo do projeto de extensão do Campus Erechim “Populações indígenas no Sul do Brasil: introdução a aspectos históricos e culturais”, que acontece nos dias 19 de março, 2 e 9 de abril, está com inscrições abertas. O tema deste módulo, ministrado pelos professores Daniel de Bem e Valéria Esteves Nascimento Barros., ambos docentes do curso de Ciências Sociais da UFFS – Campus Erechim, será “História e cultura Guarani: uma introdução”.

Os encontros serão realizados no Auditório do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, das 14h às 18h. A participação é aberta a todos os interessados pelo e-mail popindigenasuffs@gmail.com , até o primeiro dia do curso (19/03).

Mesmo quem não participou dos dois primeiros módulos pode se inscrever tanto neste terceiro como nos demais – ainda estão previstos mais dois módulos. Será emitida certificação de 12 horas para a participação em cada um dos módulos.

O projeto

Entre os objetivos do projeto está o de difundir conhecimentos acadêmicos acumulados por diferentes áreas que dialogam entre si, como a antropologia, arqueologia e história, acerca de aspectos históricos e culturais das populações indígenas, especialmente aquelas que vivem na região sul do Brasil. “Com isso, espera-se dar visibilidade a estas populações, que durante os últimos séculos foram 'esquecidas' pela historiografia oficial produzida a respeito da formação da sociedade nacional, mas que ainda hoje permanecem mantendo-se como culturas diferenciadas, que guardam especificidades tanto entre si quanto com relação a nós”, explica a coordenadora do curso, professora Valéria Esteves Nascimento Barros.

O projeto, proposto pelo Grupo de Pesquisa Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (GPSAE), é composto por aulas teóricas, exposição de documentários, debates e um seminário final, e, segundo Valéria, visam criar um espaço dialógico e reflexivo, onde as questões colocadas pelos temas trabalhados possam ser abordadas criticamente e numa abordagem não-etnocêntrica. “A intenção é que através do diálogo entre conhecimentos acadêmicos e sociedade civil, seja possível criar um espaço de respeito e solidariedade entre grupos étnica e culturalmente diferentes”, destaca a coordenadora.

O primeiro módulo teve como tema "Povos Jê e Tupi no Sul do Brasil" e o segundo, "História e cultura Kaingang: uma introdução". Já o quarto, que acontece nos dias 30 de abril, 7 e 14 de maio tratará do tema "Povos indígenas e conhecimentos tradicionais". O quinto e último módulo abordará o tema "Povos indígenas e direitos originários: reconhecimento dos territórios tradicionais" e será realizado nos dias 4, 11 e 18 de junho.