Campus Erechim desencadeia processo de seleção de representantes para Conselho Comunitário

Publicado em: 20 de março de 2015 13h03min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 09h01min

Foi lançado o Edital que rege o processo de seleção de representantes para composição do Conselho Comunitário do Campus Erechim. O Conselho será formado por 20 membros e seus respectivos suplentes: o diretor do Campus; um representante dos professores; um representante dos estudantes; um representante dos técnicos-administrativos; cinco representantes do setor público; dois representantes das comunidades indígenas e quilombolas da região de inserção do Campus Erechim; e nove representantes da sociedade civil organizada.

Os professores, estudantes e técnicos-administrativos deverão indicar seus representantes até o dia primeiro de abril. Já os representantes indígenas e quilombolas serão indicados, até essa mesma data, pela Comissão Local Responsável pelo Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN).

No caso dos representantes dos órgãos públicos e da sociedade civil organizada, haverá uma assembleia para proceder a escolha. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 30 de março.

Critérios

Podem se inscrever representantes do setor público vinculados a uma das três esferas do Estado (municípios, estado, união) com atuação na região de inserção do Campus Erechim (confira no Edital a lista dos municípios); e também representantes da sociedade civil organizada. No primeiro caso a inscrição deverá ser feita mediante apresentação de indicação do representante em papel timbrado do órgão público. No segundo caso a inscrição será realizada por meio do preenchimento de requerimento acompanhado de carta de apresentação da instituição ou entidade na qual é indicado o nome do representante.

As inscrições podem ser feitas via Setor de Protocolo do Campus Erechim ou pelo correio eletrônico da secretaria da direção: diretor.er@uffs.edu.br (com o assunto “Inscrição para Conselho Comunitário”, contendo os documentos necessários para a inscrição anexados à mensagem, em formato .pdf).

A assembleia para eleição dos membros do Conselho para esses dois grupos ocorrerá no dia 31 de março de 2015, às 19h, no auditório utilizado pela UFFS – Campus Erechim junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima (antiga biblioteca), e será conduzida pela Comissão para a implantação do Conselho Comunitário. O objetivo da reunião será definir, através de eleição, o conjunto de representantes titulares e suplentes.

Atribuições

O Conselho Comunitário do Campus Erechim é um órgão consultivo e propositivo que constitui uma instância de diálogo entre o campus e a comunidade de sua região de inserção. Está entre as atribuições do Conselho Comunitário propor questões estratégicas, diretrizes gerais, expansão de atividades, criação de novos cursos, em permanente diálogo com a produção acadêmica da Instituição, considerando sempre a sua pertinência e seu impacto social para a região da UFFS-Campus Erechim. Além disso, compete ao Conselho indicar membros aos conselhos que requerem representação da comunidade regional e também credenciar eleitores para os processos de consulta que assim exigirem.