Campus Erechim e Sutraf-AU realizam nova etapa do curso de formação de lideranças sindicais

Publicado em: 10 de setembro de 2015 13h09min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 07h01min

Mais uma etapa do curso de formação de lideranças “Plano de Desenvolvimento Regional do Alto Uruguai” foi realizada na última quarta-feira (09) no Campus Erechim. A iniciativa do Sindicato Unificado dos trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU) e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários e Urbanos da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim-RS (NIPEAS-UFFS) tem como propósito formar lideranças sindicais da região para que, através do trabalho sindical, possam impulsionar a criação de novas políticas públicas, programas e iniciativas que possibilitem o fortalecimento da Agricultura Familiar.

Esta foi terceira etapa, de um total de doze, e contou com a participação de 83 lideranças de 24 municípios da região, tendo como tema “História e desafios do sindicalismo”. A etapa contou com a participação de professores da UFFS e do assessor da FETRAF Brasil e do DESER – Departamento de Estudos Socioeconômicos Rurais, Amadeu Bonatto.

O professor da UFFS e coordenador do projeto de extensão, Matheus Mohr, entende que “a UFFS e especialmente o NIPEAS têm o papel de contribuir com o desenvolvimento regional, e neste sentido é estratégico contribuir no processo de formação da agricultura familiar e de lideranças regionais”.

Para o coordenador geral do Sutraf-AU, Douglas Cenci,, “a Agricultura Familiar teve grandes avanços que mudaram a realidade do campo no Alto Uruguai Gaúcho, impulsionando o desenvolvimento da região. Tudo isso se deu pela luta e organização dos agricultores, e a formação teve e continua tendo um papel indispensável para provocar as mudanças”. Também salienta que o papel da formação tem objetivo de atualizar a estratégia de atuação do sindicalismo e seu papel frente a atual conjuntura da agricultura familiar.