Publicado em: 08 de abril de 2016 13h04min / Atualizado em: 03 de fevereiro de 2017 09h02min
Com a instalação de equipamentos de tecnologia de ponta nos laboratórios de seus campi, a UFFS entra em uma nova fase. No Campus Erechim, a novidade é a instalação de equipamentos que permitem análises com altos índices de precisão nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de projetos. A aquisição foi possível com recursos próprios e provenientes de projetos aprovados por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGTCA) em chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
O montante investido nos três equipamentos que estão sendo instalados no Campus e em breve estarão à disposição da comunidade acadêmica chega a R$ 2.002.052,00. O Contador de Cintilação Líquida – Hidex será utilizado na medição de radiação alpha e beta. Tem como aplicação datação geológica, detecção e mapeamento de histórico de contaminação de poluentes, análise de absorção e translocação de agrotóxicos em plantas e insetos, além de análise de águas e da presença de agrotóxicos em solos por meio de marcadores com radionucleotídeos.
Outro equipamento em fase de instalação é o Espetrômetro Infravermelho Médio – FTIR, utilizado em análises qualitativas da presença de compostos orgânicos em substâncias. Pode ser utilizado na análise de diversos materiais e na detecção de contaminantes.
O terceiro equipamento é o Espetrômetro Infravermelho Próximo – NIRS. Tem praticamente o mesmo princípio que o Espetrometro Infravermelho Médio, com a vantagem de detectar em termos de quantificação e com maior precisão. Conforme o coordenador adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus e integrante do PPGCTA, Eduardo Pavan Korf, “as tecnologias empregadas nos equipamentos são uma novidade na região e representam uma maior projeção da UFFS no cenário nacional”.
De acordo com Korf, os procedimentos possíveis agora com a instalação destes equipamentos de ponta permitirão um novo patamar nas pesquisas desenvolvidas na UFFS, em especial no PPGCTA. “Além de beneficiar as pesquisas desenvolvidas na Instituição, a precisão dos resultados obtidos nas pesquisas utilizando os novos equipamentos representará um grande salto de qualidade na orientação das dissertações de mestrados”, avalia o docente.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
23 de janeiro de 2025
Cerro Largo
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo
22 de janeiro de 2025
Nossa UFFS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação