Campus Erechim: Especialização em Gestão Escolar segue com período de inscrições

Publicado em: 07 de julho de 2016 13h07min / Atualizado em: 03 de fevereiro de 2017 08h02min

Segue até o dia 15 de julho o período destinado às inscrições para a Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar, a ser ofertada a partir do segundo semestre de 2016 na UFFS – Campus Erechim. As aulas serão ministradas às sextas-feiras e aos sábados, com carga horária total de 465h. A seleção será constituída de duas etapas: análise do currículo e participação em entrevista.

Através do Edital nº 486/UFFS/2016 são ofertadas até 50 vagas. O curso é destinado a gestores das escolas públicas (diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos), bem como a outros profissionais da educação vinculados à rede municipal e estadual de ensino, prioritariamente da região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai - RS, portadores de diploma de curso de nível superior reconhecido pelo MEC.

Durante o curso serão abordadas questões importantes sobre a organização da escola, de modo que as aulas possam auxiliar os profissionais envolvidos com a educação por meio da atualização e do aprofundamento de conhecimentos teórico-práticos relacionados à gestão escolar e aos processos pedagógicos. “Pretendemos, com a implementação da Pós-Graduação, contribuir na elaboração de projetos comprometidos com a qualidade do ensino e da aprendizagem nas regiões de atuação da UFFS”, entende a coordenadora do curso, Sandra Pierozan.

Na opinião de Pierozan, com as demandas que são feitas cotidianamente o gestor escolar necessita estar em constante formação. “O curso pauta-se em uma proposta de vivência escolar, considerando que se faz necessária uma gestão colegiada no espaço da escola”. Em diversos casos, conforme a coordenadora, para o professor poder exercer a função de diretor de escola necessita de complementação específica em gestão escolar. “Esta é uma oportunidade importante sendo ofertada por uma Universidade que pensa a educação pública e é comprometida com a comunidade regional”.

Inscrições

As inscrições serão realizadas somente pelo correio, exclusivamente via Sedex, e os documentos devem ser remetidos ao seguinte endereço: Secretaria de Pós-graduação Campus Erechim – UFFS, Rodovia ERS 135, Km 72, nº 200, Erechim - RS, CEP 99700-970, Caixa Postal 764.5.

No ato de inscrição, os candidatos deverão, obrigatoriamente, apresentar:

– formulário de inscrição (Anexo I do edital), devidamente preenchido e assinado;

– cópia simples de documento de identificação e do CPF;

– cópia simples do diploma de Curso Superior reconhecido pelo MEC ou declaração da Instituição de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso superior até o ato de matrícula;

– cópia simples do Histórico Escolar do curso superior;

– currículo atualizado impresso, não documentado;

– cópia simples do título de eleitor, acompanhado da Certidão de Quitação Eleitoral atualizada (emitida pelo site www.tse.jus.br), no caso de candidato brasileiro;

– cópia simples de documento que comprove estar em dia com as obrigações militares (apenas para candidatos do sexo masculino), no caso de candidato brasileiro;

– intenção de pesquisa, contendo ao menos os seguintes elementos: identificação do candidato, título, temática, justificativa, objetivos, referencial teórico e metodologia (de 3 a 5 páginas).

Reserva de vagas

De acordo com as Resoluções nº 33/2013 e nº 4/2015 do Conselho Universitário, ficam reservadas, no processo seletivo, duas vagas para candidatos autodeclarados indígenas e uma vaga para candidatos com deficiência.