Campus Erechim: Estudantes envolvidos no Pibid Geografia realizam mostra de trabalhos

Publicado em: 14 de junho de 2013 13h06min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

Os materiais didáticos produzidos por estudantes do Ensino Médio da escola Érico Veríssimo, envolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Subprojeto Geografia, foram reunidos em uma mostra realizada na última quinta-feira (13) na escola. Conforme a coordenadora do Pibid Geografia, Ana Maria de Oliveira Pereira, o projeto, denominado “Geografia é Show”, teve como objetivo proporcionar aos estudantes do Ensino Médio a construção do conhecimento geográfico de maneira mais significativa. “Para isso realizamos atividades como trabalho de campo, entrevistas com pessoas da comunidade, construção de maquetes, de globos terrestres, de revista e também painéis”, explica.

O Pibid Geografia iniciou suas atividades em agosto de 2012 e envolve estudantes do curso de graduação em Geografia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Atualmente 10 bolsistas do curso desenvolvem atividades com turmas do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Érico Veríssimo. As ações são acompanhadas pelo professor da disciplina na escola, Vital Arpini, e pelos coordenadores do Subprojeto Geografia, professores da UFFS – Campus Erechim Ana Maria de Oliveira Pereira e Dilermando Cattaneo da Silveira.

Avaliação

“Avaliamos como muito positivas as atividades desenvolvidas, pois tanto os bolsistas do Pibid como os alunos da Escola Érico Veríssimo tiveram oportunidades de aprendizagem. Os bolsistas, conhecendo a escola e as diversas atividades que se desenvolve como professor; os alunos, com a oportunidade de desenvolver atividades de Geografia de maneira diversificada e significativa, com saídas de campo, pesquisas, entrevistas, palestras e, por fim, construção de material didático”, analisa Ana Maria.

Durante a quinta-feira, no início de cada turno (manhã e tarde) foi realizada uma encenação com a participação dos alunos da escola Érico Veríssimo e bolsistas do Pibid Geografia da UFFS – Campus Erechim. No restante dos turnos foi realizada a mostra. A atividade envolveu cerca de 20 trabalhos para exposição e apresentação, desenvolvidos em cinco turmas do Ensino Médio da escola.

Interação

No caso dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio, algumas atividades do Pibid Geografia foram desenvolvidas no contraturno escolar, tendo em vista que desde o ano passado foi implantada uma modalidade que envolve atividades fora do horário regular. Outras ações aconteceram no horário das atividades regulares.

Para a estudante do segundo ano do Ensino Médio da escola Érico Veríssimo, Raquel Caron Waldman, as atividades despertaram um maior interesse pela disciplina. “Foi divertido participar, nós trabalhamos bastante, nos relacionamos com as outras turmas. Hoje estamos todos mais interessados em estudar Geografia”, afirma. A aluna do segundo ano, Emanuele Laura da Silva, destaca outro aspecto, o do desvendamento de realidades próximas dos estudantes. “Às vezes moramos em um lugar e nem conhecemos este lugar”, diz.

Da mesma forma, para os bolsistas do Pibid, esse contato com o cotidiano da escola e dos alunos representa um aprendizado prático que complementa o conhecimento adquirido na universidade. Segundo Silvana Pires de Mattos, da terceira fase de Geografia, desenvolver atividades junto à escola proporciona um conhecimento sobre o dia a dia do professor. “Há uma diferença muito grande do ambiente acadêmico para o ambiente escolar de Ensino Médio e Ensino Fundamental. Essa experiência auxilia na escolha se é a prática docente que você vai querer exercer daqui a alguns anos”, argumenta.

Ivete Rodrigues, da sétima fase de Geografia, também ressalta esse aspecto de interação do que aprende na graduação com o cotidiano da escola. “A gente passa a interagir com alunos, passa a conhecer a realidade da escola, do ambiente escolar, assim como a realidade dos professores”, destaca.