Publicado em: 01 de junho de 2016 13h06min / Atualizado em: 03 de fevereiro de 2017 08h02min
O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (NIPEAS), da UFFS – Campus Erechim, promove o II Colóquio entre os dias 8 a 10 de junho. O objetivo do evento é promover um espaço de reflexão acadêmica acerca da relação da Universidade com o desenvolvimento regional, e tem como tema Universidade, Desenvolvimento Social e Educação Popular.
São ofertadas 300 vagas, e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de junho.
O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (NIPEAS) está em fase de institucionalização na UFFS e é composto por docentes dos colegiados dos cursos de História, Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia, Agronomia e Geografia, do Campus Erechim.
Programação:
8 de junho – Auditório do Bloco A
11h – Credenciamento
14h – Mesa temática: Agroecologia, Desenvolvimento Territorial e a Universidade Popular
17h – Credenciamento
19h – Abertura oficial
19h30 – Ato de lançamento do NIPEAS
20h – Conferência: Universidade, Educação e Trabalho: uma leitura no contexto da luta de classes.
Docente: Geraldo Augusto Pinto/UTFPR
9 de junho – Auditório do Bloco A
8h30 – Mesa temática: Movimentos Sociais, Emancipação e Universidade Popular
10h30 – Mesa temática: Educação Popular: experiências, limites e potencialidades
13h30 – Grupos temáticos
1. Agroecologia, Desenvolvimento Territorial e a Universidade Popular
2. Movimentos Sociais, Emancipação e Universidade Popular
3. Educação Popular: experiências, limites e potencialidades
4. Educação do Campo em perspectiva
5. A formação de professores e a Educação Básica no Alto Uruguai
18h30 – Lançamento de livros
19h30 – Painel: Formação e desenvolvimento social.
Docentes: Décio Auler/UFSM e Isabela Camini/ITERRA
10 de junho – Auditório do Bloco A
8h30 – Mesa temática: Educação do Campo em perspectiva
10h30 – Mesa temática: A formação de professores e a Educação Básica no Alto Uruguai
13h30 – Grupos Temáticos
14h – Exibição do filme “O Veneno Está na Mesa”, de Sílvio Tendler.
Debatedor: prof. Valdecir Zonin
Sobre os grupos de trabalho
1. Agroecologia, Desenvolvimento Territorial e Universidade Popular
Experiências em Agroecologia (produção; comercialização, organização) e desenvolvimento territorial; políticas públicas; gestão social; Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e desenvolvimento territorial, rural, sustentável e social.
2. Movimentos Sociais, Emancipação e Universidade Popular
Propostas de emancipação social e política. Análise da organização e do ideário de movimentos sociais rurais e urbanos. Apresentação de experiências de projetos de Extensão e de Pesquisa envolvendo atores sociais populares. A universidade popular e o desafio da inserção regional. A produção do conhecimento e a interface com o saber popular.
3. Educação Popular: Experiências, Limites e Potencialidades
As principais concepções de educação popular no Brasil e suas variáveis teórico-práticas. As diferentes matrizes político-ideológicos presentes nessas práticas. A Educação Popular pautada na dialogicidade, na construção do saber que emerge no/do processo de conscientização e na condição de seres históricos e inacabados. A Educação Popular como instrumento transformador do sujeito em agente político e superação da visão mecanicista de educação e das dicotomias na relação teoria-prática. Educação popular e processos emancipatórios.
4. Educação do Campo em Perspectiva
Perspectiva histórica e a construção pelo Ocidente Europeu da concepção hegemônica de civilização (excludente e focada na urbanização e na industrialização). A Educação do Campo e a presença indígena no Curso de Interdisciplinar em Educação do Campo.
5. A Formação de Professores e a Educação Básica no Alto Uruguai
A política de formação de professores no Brasil: da crítica aos desafios e limites. Políticas e práticas de formação inicial e continuada de professores na região do Alto Uruguai Gaúcho: objetivos e metas; sujeitos e instituições. A UFFS e a formação de professores: Ensino, Pesquisa, Extensão e sua inserção regional. Concepções de educação popular na formação inicial e continuada de professores.
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