Campus Erechim leva oficina de “Democracia e Representação Política” para escola de Gaurama/RS

Publicado em: 19 de novembro de 2013 12h11min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

Estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Gaurama, município localizado a cerca de 17 quilômetros de Erechim/RS, tiveram a oportunidade de participar da oficina “Democracia e Representação Política”. A atividade aconteceu no dia sete de novembro e foi promovida pelo Grupo de Pesquisa “Políticas Públicas, Democracia e Estudos Urbanos”, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.

A oficina contou com a participação dos alunos de Ciências Sociais da Universidade vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Subprojeto Sociologia e dos professores do curso de graduação Clovis Schmitt Souza e Gustavo Giora. Uma das ações desenvolvidas foi a visita à Câmara de Vereadores.

Conforme Souza, que é um dos líderes do Grupo de Estudos, a oficina “Democracia e Representação Política” visa contribuir para a discussão da temática entre os estudantes do último ano do Ensino Médio como forma de aproximar os participantes das reflexões a respeito do papel exercido pelas instituições políticas da sociedade brasileira.

“Deste modo, objetiva-se que os participantes compreendam qual o papel exercido pelo representante eleito pelo voto da população para o processo de democracia”, explica.

A mesma oficina já foi realizada pelo Pibid – Sociologia na escola Érico Veríssimo, em Erechim, envolvendo estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental e anos iniciais do Ensino Médio, com visita à Câmara de Vereadores, prefeitura e elaboração de um audiovisual.