Publicado em: 19 de novembro de 2014 12h11min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min
Estudantes e professores supervisores da educação básica da rede estadual que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim tiveram um momento de formação e socialização de experiências durante esta quarta-feira (19). Também ocorreu o lançamento de dois livros, que sistematizam as vivências e exercícios de iniciação à docência efetivados no período de 2011 a 2013.
A formação se constituiu em duas oficinas: “Leitura e Produção Textual”, sob a coordenação da professora Angela Derlise Stube, e “Pesquisa como estratégia de ensino”, com a orientação da professora Ione Inês Pinson Slongo. Ambas integram a coordenação de gestão do Pibid institucional. As oficinas foram simultâneas, repetidas nos dois períodos.
Conforme os organizadores, o objetivo foi a qualificação acadêmica dos envolvidos, via práticas de leitura e produção escrita, bem como a reflexão sobre a qualificação do ensino, subsidiado pela pesquisa em suas múltiplas interfaces. Ambos são compromissos assumidos pela UFFS junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) quando da aprovação do projeto institucional do Pibid e de seus múltiplos subprojetos (no total 23 distribuídos em quatro campi da Universidade).
Paralelamente às oficinas, no período da tarde, foi realizada uma reunião de avaliação e acompanhamento das metas e dos objetivos dos subprojetos do Pibid em desenvolvimento no Campus Erechim. Participaram dela os diretores das escolas parceiras e supervisores. A atividade foi coordenada pelo professor Jeferson Saccol Ferreira.
Lançamento de livros e avaliação
Para fechar a programação aconteceu o lançamento de dois livros: “Iniciação à Docência: experiências, significações e perspectivas” e “Pibid na UFFS: pressupostos, investigação e experiências”. O primeiro teve como objetivo explicitar o olhar dos estudantes e supervisores envolvidos no Pibid sobre as práticas de leitura, escrita, intervenções e participações iniciais na docência da Educação Básica. São 19 artigos e relatos de experiências. A organização do trabalho foi dos professores Jeferson Saccol Ferreira, Maria Lucia Marocco Maraschin e Morgana Fabiola Cambrussi, com a contribuição dos estudantes bolsistas, que são autores de alguns artigos.
Já a segunda obra é constituída por 14 artigos escritos pelos coordenadores de área e colaboradores, e traz reflexões, possibilidades e dificuldades que subsidiaram a construção da participação da UFFS no edital do Pibid vigente. A organização coube aos professores Clovis Alencar Butzge, Marilane Wolff Paim e Roque Ismael da Costa Gullich.
Durante o lançamento os autores de artigos receberam exemplares das obras.
Pibid no Campus Erechim
Atualmente o Pibid conta com seis subprojetos no Campus Erechim (Geografia, História, Filosofia, Ciências Sociais, Pedagogia, Interdisciplinar). Há 82 estudantes bolsistas de Iniciação à Docência e 15 supervisores (professores da educação básica da rede estadual).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
23 de janeiro de 2025
Cerro Largo
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo
22 de janeiro de 2025
Nossa UFFS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação