Publicado em: 23 de julho de 2015 13h07min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 10h01min
Foi realizado, na última quarta-feira (22), o primeiro módulo do projeto de extensão “Formação de Lideranças Sindicais”, desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, por meio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Agrários e Urbanos (Nipeas), em parceria com o Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf-AU). A atividade foi realizada na sala de reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima e, nesta edição, abrangeu o tema “Estado e Políticas Públicas”, com foco para questões relativas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme o professor da UFFS – Campus Erechim, Matheus Mohr, que coordena o projeto de extensão, deverão acontecer outros nove encontros, os quais tratarão dos temas Agricultura Brasileira, Formação de Trabalhadores, Agroecologia, Educação do Campo, Gênero e Geração na Agricultura Familiar, Movimentos Sociais e Realidade do Campo Brasileiro, Mercado e Economia, Agroindustrialização e Comercialização, além de um seminário final. Ele explica que a meta é abranger cerca de 120 lideranças da região, mobilizadas com a colaboração do Sutraf. Os encontros são realizados mensalmente.
De acordo com Alcemir Bagnara, que assessora a formação, as lideranças que participam do curso também têm a incumbência de multiplicar as informações junto aos agricultores dos seus municípios. “Eu acho que essa parceria com a UFFS é extremamente importante pois nos fornece uma ferramenta muito interessante no sentido de fortalecer o conhecimento, trazer a Universidade para o meio do povo e o povo para dentro da Universidade”, destaca.
Demanda ampla por formação
O coordenador geral do Sutraf-AU, Douglas Cenci, explica que o movimento dos agricultores familiares possui uma grande demanda por formação e a UFFS tem contribuído de maneira densa para esse processo. Atualmente são pelo menos três projetos de extensão da Universidade em andamento envolvendo diferentes públicos ligados à agricultura familiar do Alto Uruguai: um destinado aos jovens, desenvolvido nos três estados da região Sul, outro destinado a mulheres, também abrangendo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e agora o terceiro, que se refere à formação de lideranças sindicais da região.
“Quando se fala em pesquisa, em extensão, o que se espera é que os órgãos de pesquisa dialoguem com a realidade. Os agricultores da região estão há mais de 100 anos aqui, trabalham com o solo, com as plantas, com os animais e sabem como funciona a natureza, dominam as técnicas de conhecimento de forma prática. O que consideramos necessário, e a Universidade pode contribuir com isso, é transformar em conhecimento científico todo esse acúmulo”, afirma Cenci.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
23 de janeiro de 2025
Cerro Largo
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo
22 de janeiro de 2025
Nossa UFFS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação