Campus Erechim promove 1ª Semana dos Acadêmicos Indígenas

Publicado em: 05 de julho de 2016 13h07min / Atualizado em: 03 de fevereiro de 2017 07h02min

Durante os dias 30 de junho e 1º de julho, a UFFS – Campus Erechim foi palco de uma iniciativa inovadora envolvendo a comunidade acadêmica e convidados. Organizado pelo Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN), Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e Setor de Assuntos Estudantis (SAE) do Campus, a 1ª Semana dos Acadêmicos Indígenas da UFFS teve na programação mostra cultural, palestras e mesa-redonda.

O primeiro dia de atividades, na quinta-feira, foi dedicado a apresentações culturais em dois momentos. No início da tarde aconteceu uma mostra cultural e, a partir das 18h, apresentação do Grupo de Dança Votouro, da Terra Indígena Votouro. Durante a tarde, o público acompanhou a palestra “Os desafios das ações afirmativas para indígenas no Ensino Superior”, com a antropóloga e coordenadora do curso de Licenciatura Indígena Intercultural do Sul da Mata Atlântica (UFSC), e membro da Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas da UFSC, Antonella Tassinari.

À noite foi a vez da palestra “Indígenas na educação primária e secundária”, com o professor indígena bilíngue da Escola Indígena do Votouro, Nílson Cardoso.

O evento prosseguiu na sexta-feira com exibição do documentário “Índio Cidadão” e organização da mesa-redonda “Estudantes indígenas e a UFFS: políticas de acesso e permanência”. Esta parte da programação contou com relatos de experiências de estudantes indígenas matriculados na UFFS.