Publicado em: 05 de julho de 2016 13h07min / Atualizado em: 03 de fevereiro de 2017 07h02min
Durante os dias 30 de junho e 1º de julho, a UFFS – Campus Erechim foi palco de uma iniciativa inovadora envolvendo a comunidade acadêmica e convidados. Organizado pelo Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN), Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e Setor de Assuntos Estudantis (SAE) do Campus, a 1ª Semana dos Acadêmicos Indígenas da UFFS teve na programação mostra cultural, palestras e mesa-redonda.
O primeiro dia de atividades, na quinta-feira, foi dedicado a apresentações culturais em dois momentos. No início da tarde aconteceu uma mostra cultural e, a partir das 18h, apresentação do Grupo de Dança Votouro, da Terra Indígena Votouro. Durante a tarde, o público acompanhou a palestra “Os desafios das ações afirmativas para indígenas no Ensino Superior”, com a antropóloga e coordenadora do curso de Licenciatura Indígena Intercultural do Sul da Mata Atlântica (UFSC), e membro da Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas da UFSC, Antonella Tassinari.
À noite foi a vez da palestra “Indígenas na educação primária e secundária”, com o professor indígena bilíngue da Escola Indígena do Votouro, Nílson Cardoso.
O evento prosseguiu na sexta-feira com exibição do documentário “Índio Cidadão” e organização da mesa-redonda “Estudantes indígenas e a UFFS: políticas de acesso e permanência”. Esta parte da programação contou com relatos de experiências de estudantes indígenas matriculados na UFFS.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
23 de janeiro de 2025
Cerro Largo
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo
22 de janeiro de 2025
Nossa UFFS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação