Campus Erechim recebe cerca de 350 novos estudantes

Publicado em: 23 de abril de 2013 13h04min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

“É tudo que eu sempre quis”. Foi com essa expressão que a caloura do curso de Agronomia, Carine Fátima Paliga, de 18 anos, descreveu a satisfação de seu primeiro dia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Os novos estudantes estão sendo recepcionados, nesta semana, com uma programação especial organizada pela Comissão de Eventos e pelo Diretório Central de Estudantes (DCE). As primeiras atividades aconteceram na noite de segunda-feira (22), para os estudantes do período noturno, e na tarde de terça-feira (23), para os ingressantes em cursos do período diurno.

Neste primeiro semestre letivo de 2013, a UFFS – Campus Erechim receberá cerca de 350 novos estudantes em sete cursos de graduação: no período noturno, Filosofia, História, Geografia, Pedagogia e Ciências Sociais; e Agronomia e Arquitetura e Urbanismo no período diurno. O ingresso para os calouros de Engenharia Ambiental ocorrerá no segundo semestre letivo de 2013, previsto para iniciar em setembro.

Carine, que é de uma família de agricultores da localidade de Rio Toldo, interior do município de Getúlio Vargas – RS, ficou um ano afastada dos estudos. Agora, ao começar a graduação em uma universidade federal, pública e gratuita, diz estar animada para encarar os desafios da nova fase: “Estou muito empolgada e com muita força de vontade”, pontua.

Recepção

Durante as atividades de recepção, o diretor do Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, ressaltou o estágio em que a Universidade se encontra, com uma vida acadêmica já bastante densa, embora ainda com muitos desafios pela frente, como a transferência para o campus definitivo, em implantação às margens da ERS 135. Ele lembrou aos novos estudantes alguns aspectos da história da Universidade e falou do anseio de ver uma comunidade universitária que transcenda a comunidade acadêmica propriamente dita. “Uma universidade plena, em que as comunidades, as pessoas, possam participar”, disse.

As lideranças estudantis também tiveram a oportunidade de fazer o primeiro contato com os novos acadêmicos. O coordenador geral eleito do DCE para a gestão 2013-2014, Darlan Soares, ressaltou a importância da articulação dos estudantes como força política dentro da organização de uma universidade, especialmente pública.

Além da acolhida e do repasse de informações aos novos estudantes, o evento de segunda-feira contou com a apresentação do “Bando de Letras”, da Universidade de Passo Fundo (UPF) que, com bom humor e criatividade, trouxe um pouco de poesia para o evento. Na tarde de terça-feira a apresentação artística ficou a cargo da escola de artes Primeiro Ato, que trouxe dança e teatro.

Nesta semana ainda acontecerão apresentações de música e uma gincana organizada pelos próprios estudantes, por meio do DCE. A programação institucional também contará com a peça “Quando eu tinha...”, do Grupo Duo em Contato, de Porto Alegre-RS, a qual será apresentada na sexta-feira (26), às 18h, no auditório da UFFS – CampusErechim.