Campus Erechim recebe produtores rurais para discutir produção de alimentos saudáveis

Publicado em: 05 de agosto de 2016 13h08min / Atualizado em: 03 de fevereiro de 2017 07h02min

Foi realizado na UFFS – Campus Erechim, na quinta-feira (4), o Seminário Integrador de Produção de Alimentos Saudáveis. O evento, voltado para a produção saudável de hortifrutigranjeiros, teve por objetivo integrar os produtores rurais da região que comercializam produtos nas feiras de Erechim com as atividades de Ensino e Pesquisa da UFFS, para que possam não só se utilizar do conhecimento gerado na Instituição como também trazer novas demandas.

A programação incluiu apresentação de pesquisas realizadas pela UFFS, no âmbito dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, e pelo Centro Apoio ao Pequeno Agricultor/CAPA, relacionadas ao controle de pragas de grãos armazenados com o uso de plantas aromáticas, bio-herbicidas, inserção de microrganismos eficientes na compostagem de resíduos agroindustriais em pequena escala, abelhas sem ferrão, habilidade competitiva de alface com azevém e diagnóstico sobre o desenvolvimento da agroecologia na região do Alto Uruguai Gaúcho. Além das apresentações também ocorreram visitas às áreas experimentais e aos laboratórios da Universidade.

Na abertura do evento, o diretor do Campus, Anderson André Genro Alves Ribeiro, destacou que esse foi o primeiro de uma série de seminários que a Universidade pretende promover. “Queremos estender a realização de seminários integradores a outras áreas, uma vez que a Universidade produz muita pesquisa. É histórico nas universidades brasileiras a dificuldade de transpor o conhecimento que elas produzem para o local onde ele se aplica efetivamente e precisamos romper essa barreira”, explica o diretor.

O secretário municipal de Agricultura, Eloir Griseli, também ressaltou a importância de se promover o diálogo entre o conhecimento acadêmico e a realidade vivida nas propriedades rurais. Segundo Griseli, “para que as pessoas possam se alimentar bem é preciso consumir alimentos saudáveis e, para se chegar ao alimento saudável livre de produtos químicos, é preciso discutir pesquisa e levá-la até as propriedades rurais, considerando as suas dificuldades e as suas realidades”.

O gerente regional da Emater-RS-Ascar, Nilton Cipriano Dutra de Souza, chamou a atenção para o fato do acesso aos alimentos saudáveis se limitar a uma pequena parte da população com poder aquisitivo mais elevado. “Quem consome esse tipo de alimento é uma fatia diferenciada da sociedade e nós temos que romper com isso e mostrar que a produção e o consumo de alimentos saudáveis é um direito de todos”.

O evento foi uma iniciativa da UFFS – Campus Erechim, por meio da Empresa Júnior de Engenharia Ambiental, da Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental e da Coordenação do Curso de Agronomia, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Erechim, Emater-RS e Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai (NAAU).

Além dos agricultores, também participaram do seminário docentes e estudantes da UFFS, do IFRS e representantes de entidades e órgãos ligados ao tema.