Campus Erechim sediará Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

Publicado em: 20 de maio de 2014 13h05min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 08h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim passará a contar com um Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi). O lançamento acontece nesta quinta-feira (22) com a exibição do documentário "A negação do Brasil" (BRA, 2000, 90min), do diretor Joel Zito Araújo. A atividade será realizada na sala de aula um do Campus Erechim, a partir das 17h. A participação é aberta a todos os interessados da comunidade acadêmica e externa e será certificada.

Segundo o coordenador do Núcleo, professor Paulo Ricardo Muller, o Neabi tem por objetivo instrumentalizar conceitualmente os participantes do grupo para a crítica, desconstrução e superação da desigualdade nas relações étnico-raciais nos mais diversos âmbitos de atuação social (escolar, laboral, familiar, religioso, cultural). Além disso, pretende discutir e propor formas de abordagem acadêmica e didática do tema de modo a inseri-lo, efetivamente, em currículos e rotinas escolares, não somente em cumprimento à legislação, mas como incremento educacional.

O Núcleo realizará reuniões abertas, quinzenalmente, para debate de referências bibliográficas e audiovisuais, sessões de apresentação de trabalhos, proposição de eventos, além de planejamento e execução de ações públicas. Não é necessário fazer inscrição prévia. Para quem tiver interesse em participar, basta comparecer aos encontros que serão divulgados na Agenda do Campus Erechim.

Mais informações podem ser obtidas através dos e-mails paulo.muller@uffs.edu.br oupaulomuller.uffs@gmail.com.