Campus Erechim: Semana Acadêmica abre com debate sobre desafios do ensino de Ciências Sociais

Publicado em: 25 de novembro de 2014 12h11min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Amurabi Pereira de Oliveira, foi o convidado da primeira noite de programação da III Semana Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Ele tratou do tema “Desafios Contemporâneos do Ensino de Ciências Sociais”. O evento terá atividades até quinta-feira (27), as quais têm como eixo a temática geral “Identificando e conhecendo potencialidades no exercício das Ciências Sociais”.

O público da semana acadêmica é de estudantes de licenciaturas, professores e demais interessados nos assuntos abordados, inscritos previamente.

Durante a abertura do evento o coordenador do curso de Ciências Sociais da UFFS – Campus Erechim, Rodrigo Dias da Silva, destacou as características da programação: “Temos a oportunidade de discutir um conjunto amplo e variado de temas, que envolve desde a formação do cientista social até as formas de engajamento atual e de engajamento futuro dos estudantes no campo das Ciências Sociais”.

A Semana Acadêmica encerra na quinta-feira com um debate envolvendo movimentos sociais que militam na questão de gênero e direitos da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). “Nesse dia nós faremos um diálogo com o Centro de Referência em Direitos Humanos da Universidade e com os movimentos da região”, explica o professor.

A atividade é promovida pelo Colegiado do curso de graduação, através de uma comissão formada, principalmente, por estudantes.

Programação do restante da semana:

Terça-feira 25/11

“Atuação Profissional do Cientista Social na Atualidade”

Palestrante: José Rogério Lopes (Unisinos)

Local: Sala de reuniões do Seminário

Quarta-feira 26/11

Socializações de experiências do Pibid, PET, Iniciação Científica e estágios

Local: Salas de aula

Quinta-feira 27/11

“Gêneros, Movimentos LGBT e Direitos Humanos: questões para as Ciências Sociais”

Palestrante: Douglas Santos Alves (UFFS – Campus Erechim)

Local: Sala de reuniões do Seminário