Campus Erechim: Seminário reúne gestores públicos, estudantes e docentes para debater estágio

Publicado em: 12 de fevereiro de 2014 12h02min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

Estudantes e professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, secretários municipais de Educação, gestores e professores de escolas de ensino de Educação Infantil da região participaram, nesta terça-feira (11), do primeiro Seminário de Práticas de Estágio em Educação Infantil do curso de Pedagogia.

O evento teve como objetivo socializar as experiências de estágio obrigatório desenvolvidas pelas acadêmicas do oitavo semestre do curso em escolas da região, entre os meses de setembro e dezembro de 2013, além de promover momentos de reflexão e avaliação. Também foi realizada uma exposição dos materiais didáticos utilizados pelas estagiárias.

Durante a abertura do evento, a professora Adriana Loss, coordenadora do Seminário juntamente com a professora Sandra Pierozan, lembrou da importância do estágio para a formação dos acadêmicos, para que esses tenham contato com o mundo real da educação e vivenciem o que é trabalhar com crianças e o quanto este trabalho é desafiador.

Também na abertura do Seminário o diretor da UFFS – Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, destacou que o curso de Pedagogia é o que, hoje, apresenta o menor número de desistência entre os cursos de formação de professores oferecidos na Universidade. “Não é um demérito aos demais cursos, mas sim um exemplo de pertinência, de audácia e coragem que merece ser destacado”.

Sandra Pierozan avaliou o Seminário de forma positiva “por proporcionar, além da socialização de experiências, o debate com os gestores e representantes das escolas que receberam as estudantes estagiárias e que se colocaram à disposição para a continuidade destes momentos de reflexão pedagógica”.

Estiveram presentes no evento os secretários municipais de Educação de Erechim, Alderi Oldra, de Sananduva, Leomar Foscarini e de Carlos Gomes, Tatiane Paula Zawaski, além de Sandra Betiato, representante da Secretaria Municipal de Educação de Getúlio Vargas.