Campus Erechim terá formatura das primeiras turmas de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e Pedagogia

Publicado em: 12 de fevereiro de 2015 12h02min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 09h01min

Realização, orgulho, alegria. Essas três palavras são as mais citadas pelos representantes das turmas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, que realizarão suas formaturas neste final de semana, para definir o sentimento de fazerem parte das primeiras turmas de formandos dos seus respectivos cursos. Nesta sexta-feira (13) ocorre a colação de grau de Pedagogia. Já os cursos de Agronomia e Arquitetura e Urbanismo terão a formatura das primeiras turmas de sua história no sábado (14).

Para Vanderli de Quadros, que foi escolhida para ser uma das oradoras da turma de Pedagogia – Licenciatura, “cursar o ensino superior era um sonho que se tornou realidade”. “Posso dizer que estou saindo da graduação, assim como minhas colegas, com uma grande bagagem de conhecimento de mundo associada ao conhecimento científico. Penso que a formatura não é a conclusão dos estudos, e sim a porta de entrada para que possamos continuar galgando novos caminhos. Sinto-me honrada e agradecida por fazer parte da primeira turma de Pedagogia e ajudar a construir a história da UFFS – Campus Erechim”, destaca.

Sentimento parecido é compartilhado pelo representante da turma de Agronomia – Bacharelado, Felipe de David. “O sentimento de ser formando da primeira turma de Agronomia é de orgulho, por fazer parte de um marco histórico para a região do Alto Uruguai, que é a Universidade Federal. O fato de sermos os primeiros estudantes do curso e termos passado pelas mais diversas situações durante esse período nos tornou pessoas detentoras não só de conhecimento técnico, mas também de senso crítico e de visão social”, afirma.

A formanda do curso de Arquitetura e Urbanismo, Janieli Ponsoni, lembra que a conclusão da graduação dos primeiros profissionais formados pela UFFS integra um contexto que precisa ser valorizado. “O sentimento é de realização que se materializa no evento da colação de grau e de certa forma recompensa todo o esforço que comunidade regional, alunos, professores, técnicos e direção tiveram desde os primeiros anos de existência da UFFS ou, antes disso, na luta pela concretização de uma Universidade Federal em Erechim. A formatura das primeiras turmas prova que todo o esforço é válido e reforça o ânimo para manter e construir nossa Universidade. O meio acadêmico fornece subsídios para nos lançarmos no mercado de trabalho e uma estrutura forte para que possamos desempenhar papéis significativos na sociedade, em seu benefício. Pessoalmente sinto-me muito feliz por participar desta história e por presenciar a evolução do curso de Arquitetura e Urbanismo ao longo desses cinco anos”, conclui.

No dia 21 de fevereiro a UFFS – Campus Erechim realizará a formatura de outros 28 estudantes, de três cursos de licenciatura: primeira turma de História, segunda turma de Geografia e de Ciências Sociais.