Ciclo de palestras desafia estudantes a pensarem projetos para escola indígena no Campus Erechim

Publicado em: 28 de abril de 2015 13h04min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 10h01min

Iniciou, na manhã desta terça-feira (28), o Ciclo de Palestras sobre a temática Educação Indígena promovido pela disciplina de Projeto Urbano e Arquitetônico e o Ambiente, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS – Campus Erechim. Segundo a professora Nauíra Zanardo Zanin, que ministra a disciplina juntamente com os professores Ana Maria Schuch Araújo e Redenzio Cezar Zordan, o objetivo é que a turma participante desenvolva um projeto de uma escola indígena para a comunidade Mbyá Guarani, no território de Mato Preto, na divisa dos municípios de Getúlio Vargas e Erebango.

“O ciclo de palestras visa aproximar os estudantes da temática, possibilitando o amadurecimento de sua compreensão relacionada à realidade indígena na região, bem como as especificidades que estão presentes no desenvolvimento de projetos voltados a comunidades indígenas. A escolha desse tema tem a intenção de sensibilizar os futuros profissionais arquitetos para trabalhar com públicos diversificados, sendo capazes de respeitar e valorizar culturas e modos de vida distintos por meio de seus de projetos arquitetônicos e urbanísticos, ressaltando o papel da universidade pública e deste curso de arquitetura em contribuir para a melhoria da qualidade de vida da região como um todo”, explica a docente.

A primeira palestra, intitulada “Etnia Mbyá Guarani – preparando a visita à aldeia”, teve como convidada a antropóloga e professora do Campus Erechim, Valéria Barros. Os estudantes da disciplina farão uma visita à Aldeia de Mato Preto, na próxima quinta-feira (30) pela manhã, com o objetivo de conhecer a aldeia e o terreno em que serão desenvolvidos, como exercício, estudos arquitetônicos para uma escola indígena.

Embora sejam promovidas por uma disciplina específica do curso de Arquitetura e Urbanismo, as palestras são abertas a todos os interessados, não havendo necessidade de inscrição prévia.

Confira abaixo as datas das próximas palestras:

5 de maio / 9h / Auditório do Bloco A: Educação Mbyá Guarani em Mato Preto / Prof. Joel Kuaray Pereira

7 de maio / 9h / Auditório do Bloco A: Educação Indígena / Prof. Daniel de Bem e estudantes indígenas da UFFS

12 de maio / 9h / Auditório do Bloco A: Políticas públicas para educação indígena / Prof. Maria Silvia Cristofoli

14 de maio / 9h / Auditório do Bloco A: Espaços de Aprendizagem indígena / Prof. Nauíra Zanardo Zanin

21 de maio / 9h / Auditório do Bloco A: Construção Mbyá Guarani e Sustentabilidade / Prof. Nauíra Zanardo Zanin