Ciência e Tecnologia Ambiental em debate na UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 21 de novembro de 2014 12h11min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

Os desafios na área da “Ciência e Tecnologia Ambiental” estão em debate na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim durante o I Simpósio sobre o eixo temático. O evento abriu na quinta-feira (20) e segue durante toda esta sexta (21), no auditório do Campus.

A primeira noite teve apresentação da Orquestra Municipal de Concertos de Erechim e palestra com o professor Geraldo Ceni Coelho, pesquisador da área de Botânica e Ecologia Florestal e atual pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS. Ele falou sobre “Sistemas Agroflorestais: tópicos para investigação”.

Durante a sexta-feira as apresentações ficaram a cargo dos estudantes do mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental em funcionamento na UFFS – Campus Erechim. Eles apresentaram considerações acerca de cinco temas: “Métodos alternativos de manejo de pragas”, “Resíduos agroindustriais: uma visão multidisciplinar”, “Biogás”, “Bioindicadores para avaliar contaminantes ambientais” e “Ferramentas para conservação dos recursos hídricos”.

Área estratégica

Durante a abertura do Simpósio, o diretor de Pós-graduação da UFFS, José Carlos Radin, destacou que a área de Ciência e Tecnologia Ambiental é estratégica para a Universidade e para a sociedade como um todo. “Durante os últimos 200 anos criamos um aparato tecnológico que alterou profundamente a forma como lidamos com o meio ambiente, chegamos a um dilema e agora precisamos encontrar alternativas”, ponderou.

O diretor da UFFS – Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, elogiou a iniciativa de construção do Simpósio e destacou que os professores, estudantes e técnicos-administrativos vêm construindo um ambiente muito favorável ao desenvolvimento de pesquisa de alta qualidade no Campus, seja no envolvimento em programas de pós-graduação, seja em ações de iniciação científica, grupos de pesquisa ou outras iniciativas.

A coordenadora do Programação de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, professora da UFFS – Campus Erechim Helen Treichel, destacou os dois objetivos principais do Simpósio: o de promover um debate sobre as áreas/temas que estão sendo investigados nas pesquisas vinculadas ao Programa; e a interação do mestrado com os cursos de graduação da UFFS – Campus Erechim.

O evento foi organizado pelos estudantes da pós-graduação, com o apoio da coordenação do curso. Durante a abertura os mestrandos foram representados por Gabriele Gaiki Reiki.