Publicado em: 21 de novembro de 2014 12h11min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min
Os desafios na área da “Ciência e Tecnologia Ambiental” estão em debate na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim durante o I Simpósio sobre o eixo temático. O evento abriu na quinta-feira (20) e segue durante toda esta sexta (21), no auditório do Campus.
A primeira noite teve apresentação da Orquestra Municipal de Concertos de Erechim e palestra com o professor Geraldo Ceni Coelho, pesquisador da área de Botânica e Ecologia Florestal e atual pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS. Ele falou sobre “Sistemas Agroflorestais: tópicos para investigação”.
Durante a sexta-feira as apresentações ficaram a cargo dos estudantes do mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental em funcionamento na UFFS – Campus Erechim. Eles apresentaram considerações acerca de cinco temas: “Métodos alternativos de manejo de pragas”, “Resíduos agroindustriais: uma visão multidisciplinar”, “Biogás”, “Bioindicadores para avaliar contaminantes ambientais” e “Ferramentas para conservação dos recursos hídricos”.
Área estratégica
Durante a abertura do Simpósio, o diretor de Pós-graduação da UFFS, José Carlos Radin, destacou que a área de Ciência e Tecnologia Ambiental é estratégica para a Universidade e para a sociedade como um todo. “Durante os últimos 200 anos criamos um aparato tecnológico que alterou profundamente a forma como lidamos com o meio ambiente, chegamos a um dilema e agora precisamos encontrar alternativas”, ponderou.
O diretor da UFFS – Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, elogiou a iniciativa de construção do Simpósio e destacou que os professores, estudantes e técnicos-administrativos vêm construindo um ambiente muito favorável ao desenvolvimento de pesquisa de alta qualidade no Campus, seja no envolvimento em programas de pós-graduação, seja em ações de iniciação científica, grupos de pesquisa ou outras iniciativas.
A coordenadora do Programação de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, professora da UFFS – Campus Erechim Helen Treichel, destacou os dois objetivos principais do Simpósio: o de promover um debate sobre as áreas/temas que estão sendo investigados nas pesquisas vinculadas ao Programa; e a interação do mestrado com os cursos de graduação da UFFS – Campus Erechim.
O evento foi organizado pelos estudantes da pós-graduação, com o apoio da coordenação do curso. Durante a abertura os mestrandos foram representados por Gabriele Gaiki Reiki.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
23 de janeiro de 2025
Cerro Largo
23 de janeiro de 2025
Passo Fundo
22 de janeiro de 2025
Nossa UFFS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação