Colóquio vai discutir os desafios da universidade popular no Campus Erechim

Publicado em: 03 de outubro de 2014 13h10min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

Estão abertas as inscrições para participação no primeiro Colóquio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (Nipeas). O evento acontece no período de 26 a 28 de novembro, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Com o tema “Os Desafios da Universidade Popular: a busca da construção possível”, o objetivo principal do Colóquio é “possibilitar a problematização interdisciplinar das concepções de universidade popular e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da Fronteira Sul, enfocando os aspectos econômicos, sociais, culturais e educacionais que compõem a região”, explica o professor Émerson Neves da Silva, um dos coordenadores da atividade.

É possível a participação de qualquer pessoa interessada como ouvinte. Já a apresentação de trabalhos é aberta para a comunidade acadêmica da UFFS e de outras instituições de ensino superior, em duas modalidades: Trabalho Completo ou Comunicação Oral/Resumo. O envio de trabalhos pode ser feito até 9 de novembro e as inscrições de ouvintes até o dia 16.

Programação e inscrições

A abertura oficial do Colóquio acontece às 19h30 do dia 26 de novembro, com a participação do professor Bernardo Mançano Fernandes, da Universidade Federal de São Paulo (Unesp). Ele tratará do tema “A Universidade Popular e a Questão Agrária”. Já a atividade de encerramento, marcada para as 19h do dia 28 de novembro, terá a contribuição do professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que abordará a temática: “Universidade Popular e a Produção do Conhecimento”.

As inscrições podem ser feitas por meio do blog do evento (coloquionipeas.blogspot.com.br/), onde também é possível encontrar informações sobre a programação e formatação dos trabalhos. Não há custo.